Joinville terminou maio com três mortes por Covid, o que representa o menor número desde março de 2020, quando houve apenas uma vítima da doença. Os dados são do governo do Estado, atualizados nesta quinta-feira (2).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As vítimas foram dois homens, de 63 e 71 anos, e uma mulher, com 81 anos. Todos eles tinham comorbidades, de acordo com o Estado.
As três mortes mantêm a tendência de queda dos últimos meses. Desde fevereiro, quando houve 88 óbitos por Covid, o número de vítimas está diminuindo na cidade. Foram 22 em março e cinco em abril.
Desde o início da pandemia, o mês com maior número de vítimas fatais foi março de 2021, com 316 mortes. Em seguida, houve oscilação até chegar ao patamar atual.
Continua depois da publicidade
No total, 2.263 pessoas perderam a vida por complicações da Covid desde o início da pandemia em Joinville, sendo o município com mais mortes em Santa Catarina.
> VÍDEO: Com hospital lotado, pacientes são atendidos nos corredores em Joinville
Veja os números por mês:
Os dados são do governo do Estado e podem sofrer alterações ao longo do tempo, caso haja registros de mortes anteriores que sejam incluídas no sistema posteriormente.
Casos ativos estão em alta
Se as mortes apresentam queda por três meses consecutivos, o número de casos ativos está na contramão desde a metade de abril, quando atingiu o menor patamar de 2022, com 148 pessoas infectadas com o coronavírus.
Pouco mais de um mês depois, Joinville alcança novamente o patamar de 1.780 casos ativos nesta quinta-feira, segundo os dados do Estado. É o maior número atingido pelo município desde 2 de março.
Continua depois da publicidade
A cidade ganhou cerca de 500 casos ativos apenas nesta semana e tem média móvel de aproximadamente 100 novas pessoas infectadas por dia.
O aumento preocupa devido ao cenário de lotação das unidades de saúde de Joinville e o crescimento de casos de outras doenças. Além disso, a cidade saiu recentemente do maior pico de coronavírus desde o início da pandemia, em janeiro, quando atingiu o recorde negativo de quase 11 mil casos ativos.
Leia também:
SC tem 19 pessoas a espera de leito de UTI na rede pública de saúde
Governo vai liberar quarta dose da vacina contra Covid-19 para pessoas acima de 50 anos
Joinville inicia aplicação da dose de reforço contra a Covid em adolescentes