O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMDI) realiza neste domingo uma manifestação contra a violência à pessoa idosa. A ação acontece a partir das 9h, junto ao programa Joinville em Movimento. A caminhada sairá da Casa da Cultura em direção à Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

A iniciativa tem a intenção de informar a respeito dos direitos dos idosos e das leis que os protegem.

– O objetivo é alertar a população para a preocupação com a violência nesta faixa etária -, explica Valmir Poli, secretário executivo da COMDI.

O direito de envelhecer com dignidade tem sido pauta de discussão em diversos segmentos da sociedade. Porém, mesmo que o país tenha avançando nos últimos anos no que se refere aos Direitos Humanos, segundo pesquisas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), cinco denúncias de violência contra idosos são registradas a cada hora no Brasil.

Continua depois da publicidade

De acordo com os dados do estudo, 70% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima. São irmãos, netos, primos, mulheres ou maridos. Porém, em mais de 50% dos casos os suspeitos das agressões são os próprios filhos. Os dados ainda são alarmantes: em mais de 70% das denúncias, os ataques acontecem na própria casa do idoso.

O COMDI faz reuniões ordinárias todas as terceiras terças-feiras do mês, às 9h, no Auditório da Casa dos Conselhos, na rua Afonso Pena, 840, Bucarein.