Joinville sediará a primeira edição do Harmonia Jazz Festival, que vai reunir nomes do jazz nacional e internacional, de diferentes vertentes e estilos. O evento, que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro, terá artistas da Galícia, República Democrática do Congo e França, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A programação do festival abre em 18 de novembro com o quinteto The Jazz Passengers, que reúne músicos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O grupo promete uma apresentação dos clássicos do bebop e do hard bop, reproduzindo a sonoridade de formações clássicas do jazz, como o Art Blakey and The Jazz Messengers, principal referência do grupo.

A primeira noite segue com a cantora Claudia Bossle, que fará um tributo a maior cantora de jazz de todos os tempos, Ella Fitzgerald, apresentando canções icônicas como “Blue Skies”, “Everytime We Say Goodbye”, “Love For Sale” e “Route 66”. 

Quem encerra a data de abertura é o trio espanhol Sumrrá, originário da Galícia. Com mais de 20 anos de existência e centenas de shows pelo mundo, o grupo está lançando seu sétimo disco, “Sumrrá 7 visións”.

Continua depois da publicidade

Já a segunda noite começa com o guitarrista Mazin Silva, de Blumenau. Ele apresenta canções de samba, baião, bossa nova e jazz a funk-rock, baladas e músicas regionalistas do Sul. Para o festival, Mazin prepara um show ao lado de Jimmy Allan (bateria) e Caio Fernando (baixo).

Em seguida, se apresenta o trombonista paulista Jorginho Neto, um dos principais nomes do novo jazz brasileiro. Seu trabalho já foi apresentado em festivais de jazz nos Estados Unidos e no Uruguai, além de já ter tocado com Frank Sinatra Jr., Roberto Menescal, Gilberto Gil e João Bosco, por exemplo. 

Para encerrar, a principal atração internacional do festival será o duo de pianos do congolês Ray Lema e do francês Laurent de Wilde. O jazz, a música clássica e as músicas africanas se misturam e se combinam para servir a um canto único, o de dois grandes artistas apaixonados por encontros entre os mundos. 

O festival acontece na Sociedade Harmonia-Lyra, a partir das 19h30min. Os ingressos já estão disponíveis, custam entre R$ 40 e R$ 1,1 mil, e podem ser comprados pela internet, com venda separada para os dias 18 e 19.

Continua depois da publicidade

Leia também

Joinville tem nova tentativa para dar início à primeira etapa de parque

As esperanças de medalha de Joinville e região nos Jogos Pan-Americanos 2023

Joinville amplia campanha de multivacinação com Dia D e “Vacina Móvel”; veja horários