Indeciso entre um passeio no parque ou um cineminha? Pois o Festival Cinema de Verão pode ser a solução ideal, unindo as duas atrações. O evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, no parque do Museu de Arte de Joinville, de forma gratuita. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O festival – um projeto selecionado pela Lei Aldir Blanc – foi pensado e organizado por Laudy Campos, em colaboração com sua amiga Carolina Brüsch. Ela já trabalha com eventos há dez anos e conta que a ideia surgiu de uma combinação com sua experiência em produção cultural e sua paixão por cinema. 

O MAJ foi o local ideal para realizar o festival, uma vez que a Lei Aldir Blanc, responsável por aprovar e regulamentar projetos culturais em Santa Catarina, exige que o evento traga algum retorno para a comunidade. Além disto, o local é amplo e de fácil acesso. 

Os interessados em participar, precisarão apresentar o comprovante da vacina contra a Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Festival de teatro de bonecos volta a Joinville e abre seleção de espetáculos

Para Laudy, o festival é importante por uma série de motivos. 

– Muitas pessoas não conhecem o Museu de Arte de Joinville, que é um cartão postal lindo da cidade. Tem a questão da disseminação do cinema brasileiro e da cultura, junto do cinema experimental. Também vamos trazer a venda de comida, então o ganho vai ser distribuído, – explica ela.

Seleção de filmes

Laudy também afirma que a escolha por filmes brasileiros aconteceu para valorizar o cinema nacional. 

– O cinema brasileiro é pouco reconhecido e explorado pela sociedade. A gente assiste muito filme de blockbuster, muito “americanizado”, e nem percebe que o cinema nacional tem avançado muito e que está em um nível de qualidade altíssimo, – conta.

Mas a variedade também é importante: os filmes variam de foco, como bibliografia, comédia romântica e efeitos especiais. Também buscaram escolher filmes relativamente novos e bem premiados. 

Continua depois da publicidade

Serão duas apresentações por noite; cinema experimental e um clássico do cinema brasileiro. Confira a programação:

  • Sexta 18.02
    18h30 – Funky Waves
    20h – Malasartes e o Duelo com a Morte
  • Sábado 19.02
    18h – Banda Medonha
    20h – Talvez Uma História de Amor 
  • Domingo 20.02
    18h – Grupo Temporã
    19h45 – Gonzaga: De Pai pra Filho 

Barraquinhas com pipoca e bebidas

Cineminha sem comes e bebes não dá, né? Por isso, o festival ainda terá barraquinhas com a indispensável pipoca, bebidas e até espetinhos e hambúrgueres. Haverá uma área coberta e 130 lugares disponíveis, mas Laudy e Carolina ainda recomendam que os espectadores levem cangas e cadeiras de praia, já que a lotação não fica restrita ao número de cadeiras. 

Os filmes serão apresentados em um telão de LED 5x3m, então faça chuva faça sol, o evento não vai parar. Além disso, foi providenciado um sistema de som de última geração, garantindo que todos consigam assistir sem problemas. 

Continua depois da publicidade

Esta é a primeira edição do Festival Cinema de Verão, mas as próximas já estão sendo elaboradas. Laudy conta que estão montando um grupo de produtores culturais, que devem organizar mais seis festivais nos próximos 12 meses. 

Leia mais:

Oficina gratuita de zines acontece em Joinville no fim de semana; veja como participar

Oscar 2021: curta-metragem catarinense, Baile, concorre a uma vaga na categoria Live Action