Joinville terá equipes de plantão para atender animais na hora dos fogos da virada, que ocorre deste sábado (31) para domingo (1º). A Guarda Municipal fará rondas na área do Centro de Bem Estar Animal de Joinville (CBEA) e do Abrigo Animal, instituições que acolhem animais em tratamento e para adoção. Além disso, haverá um plantão no CBEA para atender animais sem tutores que se acidentarem.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Importante destacar que Joinville tem lei municipal que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em áreas próximas a locais onde se abrigam animais, de quaisquer espécies, em parques públicos, matas ou áreas de preservação permanente.

Prefeitura de Joinville quer aval para instalar cais flutuante perto de ponte

— As pessoas que cometerem esse tipo de infração poderão ser responsabilizadas.Por isso orientamos que todos sejam prudentes para cumprir a determinação legal — explica o comandante da Guarda Municipal, Eduardo Ferraz.

Continua depois da publicidade

A legislação também proíbe a venda de fogos de artifício a menores de idade, bem como o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em eventos realizados com a participação de animais, ou em áreas próximas a locais que abrigam animais de quaisquer espécies.

— O estresse a que o animal é submetido pode provocar tremor, taquicardia, choros, latidos e, em casos extremos, convulsões, paradas cardiorrespiratórias e óbito. Alguns animais são mais afetados do que os outros, como cães idosos e com deficiência visual — explica a veterinária do CBEA, Aracelly Schwinden.

A profissional dá algumas orientações sobre o que fazer na hora da queima de fogos. O ideal, segundo ela, é que o animal fique em um ambiente fechado com a presença de tutores.

— Ambientes com pouca luz deixam os animais mais tranquilos. Os bichinhos tendem a procurar um local para se esconder e, se isso acontecer, evite tirá-lo do local para não deixá-lo ainda mais estressado. Caso o animal opte por ficar no mesmo ambiente que os tutores, tente entreter o pet, brincar com ele normalmente, para distrair. Alimentá-los neste momento ou deixar os brinquedos preferidos à disposição pode ser uma boa estratégia — diz Aracelly.

Continua depois da publicidade

Ela ainda alerta que animais em ambientes externos podem se assustar ou fugir, causando acidentes.

— Recomenda-se que os tutores redobrem os cuidados com seus animais durante as comemorações para evitar acidentes e fugas. Se possível, coloquem plaquinhas para identificação e prepare um ambiente adequado para caso necessário o animal recorra a esse local.

Leia também:

Adriano Silva se queixa do atraso na licitação do ônibus no passado

Prévia do Censo 2022 aponta duas cidades do Norte com maior avanço em SC

Edital para duplicação de R$ 61 mi em Joinville ainda não foi lançado