Joinville terá um “Dia D” contra a dengue em 1º de abril. O mutirão tem como objetivo eliminar focos do mosquito transmissor da doença e estimular a população a fazer vistorias nas casas e locais de trabalho. A decisão foi tomada pelo gabinete de crise da prefeitura nesta quinta-feira (23).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A ideia é que quatro grupos visitem ruas dos bairros Comasa, Nova Brasília, Bom Retiro e Floresta, nos quais registram maior número de casos confirmados, fazendo a eliminação de criadouros.
De acordo com a prefeitura de Joinville, serão feitas visitas domiciliares, vistorias preventivas nos comércios, mapeamento de áreas de risco em locais de difícil acesso, aplicação de fumacê, tratamento de bocas de lobo, coleta de materiais reciclados e orientação sobre descarte correto de resíduos.
A ação será coordenada pela Secretaria da Saúde de Joinville e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Defesa Civil e Grupos de Escoteiros, além de diversas Secretarias Municipais.
Continua depois da publicidade
As escolas municipais também devem participar da campanha. Ao todo, mais de 70 mil alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas municipais vão receber orientações sobre a importância em eliminar os focos do mosquito.
Para o prefeito de Joinville, o mutirão deve contar com os esforços da população.
— Precisamos mostrar a nossa capacidade de união para reduzir os criadouros do Aedes aegypt — conclui.
Dengue pressiona sistema de saúde de Joinville
Com mais de 1 mil casos de dengue e maior procura de pacientes com doenças respiratórias, a saúde de Joinville registrou superlotação nesta semana. Com a pressão no sistema público, o governo municipal formou um gabinete de crise na quarta-feira (22) para enfrentar a situação.
De acordo com a prefeitura, somente na terça-feira (21), as três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), hospitais e postos fizeram mais de 2,3 mil atendimentos. O número representa um aumento de 35% na procura por consultas.
Continua depois da publicidade
No dia 17 de março, foi confirmada a primeira morte por dengue em Joinville. A vítima trata-se de uma jovem de 26 anos. No ano de 2022, 19 pessoas perderam a vida em função de dengue no município, e 21,3 mil pacientes foram infectados.
Leia também
Veja casos de dengue por bairro de Joinville
Joinville forma gabinete de crise na saúde, com duas frentes de atuação