Nesta quarta-feira, a Agência Regional de Desenvolvimento de Joinville anunciou que a cidade receberá um curso técnico de nível médio em dança no início do ano que vem. O acordo, segundo a secretária regional Simone Schramm, ocorreu na manhã de quarta-feira, quando ela conversava por telefone com o secretário estadual de educação Eduardo Deschamps.
Continua depois da publicidade
O curso começará a ser oferecido no segundo semestre de 2017 em Florianópolis e a intenção é que seja implantado em Joinville no primeiro semestre de 2018. Ele ainda terá que passar pela aprovação do Conselho Estadual de Educação. Não há informações sobre matriz curricular nem número de vagas, mas o curso será nos moldes do outros oferecido pelo Ensino Médio Profissionalizante, que tem cerca de 30 vagas e pode ser cursado por alunos a partir do segundo ano do ensino médio.
Diferentemente dos outros cursos do Ensino Médio Técnico que o Governo do Estado oferece em Joinville (Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Qualidade), que ocorrem no Cedup Dario Salles, o curso de dança deve ser oferecido na Escola de Educação Básica Prof. Germano Timm, no Centro, que fica ao lado do Centreventos Cau Hansen e da Escola Bolshoi.
A secretária Simone Schramm afirma que o corpo docente deverá ser formado por profissionais de Joinville, já que a escola tem bailarinos e coreógrafos com o currículo necessário para preencher estas vagas.
Há pelo menos 20 anos, há uma demanda por um curso de graduação em dança oferecido pela Secretaria do Estado de Educação. Em 2013, ele chegou a ser confirmado em Joinville, com promessa de abertura de processo seletivo para o ano seguinte. No entanto, o curso não aconteceu porque o Governo do Estado afirma que não há orçamento para criação de uma nova graduação.
Continua depois da publicidade