Empreendedores de Joinville que tiveram a atividade financeira afetada durante a pandemia poderão pegar empréstimos sem juros com ajuda da prefeitura. Chamado de Programa de Microfinanças, o projeto foi sancionado pelo prefeito Adriano Silva (Novo) nesta segunda-feira (28) após aprovação na Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na prática, a prefeitura fará um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão para cobrir totalmente os juros dos empréstimos. Micro e pequenos empreendedores poderão pegar o crédito com instituições financeiras e pagar apenas o valor sacado, enquanto o poder público arca com os juros.
– O empreendedor vai pagar o valor do empréstimo e a prefeitura vai pagar os juros. Na prática, o Programa de Microfinanças vai proporcionar recursos à juro zero para micro e pequenos empreendedores. Assim, apoiaremos os pequenos negócios, estimulando a economia da cidade – apontou o prefeito.
A expectativa da prefeitura é que o programa injete cerca de R$ 7 milhões na economia joinvilense. Serão beneficiados microempreendedores individuais, empreendedores de micro e pequenas empresas, profissionais autônomos e empreendedores populares, especialmente os que atuam com economia solidária e agricultura familiar.
Continua depois da publicidade
Com o projeto sancionado, a prefeitura começa agora a elaborar o edital para credenciamento das instituições financeiras que vão oferecer esse crédito. A expectativa é concluir esse processo em 90 dias. Depois que os convênios estiverem prontos, a prefeitura iniciará a divulgação para os empreendedores interessados em receber o empréstimo.
Leia mais
Joinville prorroga decreto há dois meses; alterações nas regras só ocorrem por causa da matriz
Joinville tem plano de parque ao longo do Cachoeira; “deck Fritz” está na proposta
Fiesc detalha projeto para complexo no Moinho Joinville; confira imagens