A prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, poderá ter agora um banco público de ração para animais de estimação. Um projeto de lei que prevê a instalação do equipamento pelo município foi sancionado na última quinta-feira (11), após ter sido aprovado com amplo apoio na Câmara Municipal.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
O banco deverá doar ração para moradores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que estão, portanto, em situação de vulnerabilidade social; tutores que cuidem de mais de dez animais; e organizações não governamentais (ONGs) e entidades previamente cadastradas que atuem em prol da causa animal.
O município também terá a missão de receber doações para abastecer o banco de ração, cuidar da estocagem dos produtos e acompanhar o número de animais atendidos com a distribuição.
A iniciativa de Joinville é semelhante a uma já operada desde 2021 pelo município de Laguna, no Sul catarinense, que afirma ter o maior banco de ração do estado. Na cidade, em que há histórico de abandono de animais domésticos, já são cerca de 900 bichinhos atendidos rotineiramente.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Morador de Joinville é a primeira vítima fatal da dengue em SC em 2024
Secretário no Norte de SC é denunciado por receber propina para vender terreno da prefeitura