Joinville está prestes a ter uma agência consular italiana. A sede atenderá demandas por serviços como pedidos de dupla cidadania e emissão de passaporte para o país europeu. O espaço será inaugurado nesta quinta-feira (11) na Rua Orleans, bairro América.

Continua depois da publicidade

>​​​​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A agência consular serve de apoio aos descendentes da seguinte forma: o pedido de cidadania por meio da Iure Sanguinis (“direito de sangue” – princípio em que a cidadania pode ser atribuída a uma pessoa de acordo com a ascendência e origem étnica) é feito pelo site, e depois a documentação é apresentada na agência consular em Joinville.

Já a emissão de passaporte é realizada através do sistema de agendamento por meio de vídeo chamada. Apenas nos casos de pedidos emergenciais de passaporte ou para pessoas acima de 65 anos que o atendimento é feito diretamente na Agência Consular da Itália em Joinville.

De acordo com o Registro Civil dos Italianos Residentes no Exterior (A.I.R.E.) são 57.074 cidadãos italianos registrados em Santa Catarina, sendo 3.393 em Joinville.

Continua depois da publicidade

O Cônsul Honorário da Itália para Joinville e região, Guilherme Marco de Lima, alega que a necessidade da nova sede se dá por causa do aumento no número de pedidos de documentos por parte de brasileiros na região.

– O espaço permitirá uma maior aproximação com a população ítalo-catarinense e diminuição de deslocamentos, devido à descentralização do atendimento dado em Curitiba, que atende Santa Catarina e Paraná – destaca.

Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Óculos ajuda pessoas com deficiência visual a reconhecer cores e objetos em Joinville

Jaraguá do Sul terá mutirões para mais de 20 mil consultas, exames e cirurgias

Vices com base em Joinville entram em pelo menos três chapas para governador