Crianças maiores de um ano e menores de cinco anos de idade que ainda não tomaram a vacina contra a poliomielite e o sarampo poderão ser levadas às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), neste sábado, 25 de agosto.
Continua depois da publicidade
Das 8 às 17 horas, estarão abertas as UBSF Edla Jordan (Petrópolis), Bucarein, Bakitas (Boa Vista), Parque Joinville (Aventureiro), Comasa, Vila Nova, Jarivatuba, Parque Douat (Costa e Silva) e Jardim Paraíso V. Já as UBSF Aventureiro II e III estarão abertas das 14 às 17 horas.
Também no sábado, haverá vacinação para os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Amandos Finder, Morro do Meio, Pedro Paulo Hings Colin e Peter Pan, durante a realização da Festa da Família. Na sexta-feira (24/8), a equipe de vacinação estará no CEI Paraíso da Criança, também atendendo exclusivamente os alunos da instituição.
O atendimento em horário especial nas UBSF e nos CEIs faz parte da ação estratégica da Secretaria da Saúde de Joinville, para intensificar a adesão à Campanha Nacional da Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que segue até o dia 31 de agosto.
Conforme levantamento da Secretaria da Saúde, Joinville tem 62,61% do público-alvo imunizado com a poliomielite e 65,79% contra o sarampo.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
O que é poliomielite?
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.
Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável, a VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, a VOP (gotinha).
O que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.
Continua depois da publicidade
As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.
A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.
Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice
Adolescentes e adultos até 49 anos:
Pessoas de 10 a 29 anos – duas doses das vacina tríplice
Pessoas de 30 a 49 anos – uma dose da vacina tríplice viral