Em 2005, a coordenação do Centro de Artes da Universidade do Estado Santa Catarina (Ceart/Udesc) abria o pedido de criação do curso de licenciatura em dança. Ele tramitaria e voltaria para a gaveta, assim como as tentativas nos anos seguintes. Não era uma novidade: a luta pela implantação da graduação em Santa Catarina existe desde os anos 1980, mas professores, estudantes e artistas não desistiram de brigar pelo curso superior na área.
Continua depois da publicidade
Esta luta chegou ao fim no início desta semana, quando o Governo do Estado confirmou o aumento de repasse que era necessário para a implantação do curso no campi 2 da Udesc, em Joinville.
Quando for aberta, a graduação em dança da Udesc será a única de Santa Catarina. A negociação para implantá-la começou em abril, em conversas entre a universidade, a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Escola Bolshoi, que deve atuar como parceira no curso.
– A abertura desta graduação foi uma espécie de troca com o Governo do Estado. Assumimos a responsabilidade de abrir o curso e, com isso, toda a área que envolve o prédio da antiga sede da Escola Estadual Germano Timm será doada para a universidade. Antes, o prédio era uma cessão de 20 anos – conta o diretor geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes.
Continua depois da publicidade
O curso de graduação em dança será implementado na Escola Livre de Artes (ELA), que terá o prédio da rua Orestes Guimarães como sede. O local espera pela reforma há anos e conta agora com R$ 2,5 milhões para as obras, conquistados no Pacto pela Educação.
A expectativa é que a graduação passe a ser oferecida no segundo semestre de 2014, com seleção no vestibular de inverno, e que a Escola Livre de Artes, quando estiver pronta, torne-se um grande centro cultural de Joinville.
Tire suas dúvidas sobre a graduação em dança
O curso será de licenciatura em dança, voltado para formação de professores.
Será dividido em oito semestres, com trabalho de conclusão de curso obrigatório no último.
A ementa do curso será de dança na contemporaneidade. Terá disciplinas como técnica, estudo do corpo e do movimento, direção coreográfica, filosofia e estética em dança.
Continua depois da publicidade
O vestibular terá provas teóricas e práticas, a exemplo dos outros cursos do Centro de Artes da Udesc.
A coordenação será do Centro de Artes da Udesc Florianópolis, em parceria com a Udesc Joinville.
Com a criação do curso, o Governo do Estado se compromete a repassar à Udesc mais 0,04%, que representa 4, 4 milhões por ano.
De acordo com o MEC, Brasil tem 36 cursos superiores em dança, sendo 25 em licenciatura e 11 em bacharelado. O mais perto de Joinville era em Curitiba, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Continua depois da publicidade