O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) expôs, em uma reunião na manhã desta quarta-feira (6), a metodologia e a logística dos trabalhos do Censo 2022 para representantes da Prefeitura de Joinville, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, universidades e entidades de classe.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em entrevista à CBN Joinville, o chefe estadual do IBGE, Roberto Kern Gomes, falou sobre a expectativa dos trabalhos no próximo ano. Segundo ele, serão contratados mais de 7,5 mil recenseadores no Estado e em Joinville serão mais de 600.

– Serão 617 trabalhadores em Joinville e essas pessoa já começam a trabalhar no início do próximo ano – disse.

O processo seletivo abrirá em dezembro deste ano, com as provas previstas para janeiro de 2022. O IBGE já solicitou à Prefeitura de Joinville salas em diversos pontos da cidade, para servir de base de operação para os recenseadores. Os salários variam de R$ 1,700 a R$ 2,100, mais benefícios. Roberto explica que é essencial que os joinvilenses recebem de portas abertas os recenseadores.

Continua depois da publicidade

“A pesquisa leva apenas 10 minutos. E é um tempo muito bem investido, levando em conta que esses 10 minutos de pesquisa rendem políticas públicas que serão aplicadas nos próximos anos” – falou.

A reunião desta quarta foi a primeira de três encontros, que ocorrem antes de iniciar o Censo 2022. O processo é o mesmo em 225 municípios de Santa Catarina. A coleta das informações do Censo 2022 será nos meses de junho, julho e agosto de 2022.

*Com Informações da Prefeitura de Joinville

Ouça a entrevista completa: