Na última semana, Joinville registrou apenas um caso de dengue, sendo o menor número desde o começo de 2021. Isso demonstra uma queda brusca de casos confirmados na cidade, que chegou a ter quase 2 mil casos por semana nos últimos três meses.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Um dos principais motivos para a decaída nos registros da doença é a chegada do inverno, foi o que revelou a gerente de Vigilância em Saúde da prefeitura de Joinville, Fabiana Almeida.
– Além das ações para combater a dengue, também contamos com o apoio climático. No frio e no tempo seco, o mosquito tem dificuldade para botar ovos – explica.
Entretanto, a tendência é que com o retorno do verão, o número de casos cresça já que o mosquito se propaga mais rápido com o aumento da temperatura. Fabiana conta que a partir de outubro, algumas entidades de Joinville vão fazer ações voltadas para a eliminação de focos do Aedes Aegypt.
Continua depois da publicidade
> Assine a newsletter do A Notícia e receba os destaques da região no seu e-mail
Fabiana também informa que além de iniciativas que evitam o foco do mosquito, como visitas domiciliares, ações em postos de saúdes e escolas, a Vigilância Sanitária em parceria com a Vigilância Ambiental está instalando em vários locais de Joinville as Estações Disseminadoras de Larvicida (EDs).
As EDs são baldes plásticos, cobertos com pano preto encharcado de larvicida (substância química que mata as larvas da dengue). Isso faz com que o próprio mosquito se torne o propagador do larvicida. Assim, os mosquitos conseguem levar o produto para criadouros que, muitas vezes, não poderiam ser localizados.
Joinville teve cinco mortes por dengue em 2021
De acordo com o Painel da Dengue feito pela prefeitura de Joinville, a cidade contabiliza 16.673 casos e cinco mortes por dengue.
Nesse ano, o pico da doença foi na semana de 18 de abril de 2021, com 1.895 registros. A maioria das pessoas infectadas mora na zona sul de Joinville, o bairro Petropolis é o que lidera com 1.567 casos.
Continua depois da publicidade
O mosquito Aedes Aegypt já infectou 8.867 mulheres, 7.801 homens e outros cinco que não tiveram o sexo identificado. As faixas etárias mais contaminadas estão quase iguais, são entre 30 a 40 anos, com 2.209 infectados, e entre 20 a 30 anos, com 2.208 infectados.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Joinville supera 50% da população vacinada contra a Covid com a primeira dose
Festival Gastronômico de Joinville 2021 tem 20 restaurantes; veja o cardápio e os valores