Joinville terminou o ano de 2022 com o menor número de mortes por Covid desde o início da pandemia, em 2020. No ano passado, foram 251 mortes por Covid, o que representa uma queda de 84% em relação ao anterior, quando 1.576 pessoas perderam a vida por causa da doença. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, atualizados nesta terça-feira (3).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os números mostram que o ano começou com as mortes em crescimento em relação ao fim de 2021, que terminou com 38 óbitos em dezembro. Já no mês seguinte, foram 57 vítimas, enquanto fevereiro terminou com 89.

Na sequência, houve queda na cidade, com 22 mortes em março, e os meses seguintes finalizaram todos abaixo desta marca, incluindo o menor número desde o início da pandemia, em outubro, quando apenas uma pessoa foi vítima da doença.

Diante desta evolução, a média foi de 20 mortes por mês em 2022 causadas por complicações da Covid. O patamar ficou abaixo do registrado no ano anterior, que teve cerca de 130 óbitos mensalmente. No primeiro ano da pandemia, a média foi de 50 vítimas.

Continua depois da publicidade

Em comparação, o número de mortes registradas em todo o ano passado (251) foi menor do que o período de maior pico da pandemia em Joinville. Na ocasião, em março de 2021 tiveram 316 pessoas que faleceram por causa da Covid, enquanto em abril do mesmo ano foram 268 vítimas.

Ao todo, Joinville contabiliza 2.333 mortes por Covid desde o início da pandemia, sendo a cidade com mais vítimas em Santa Catarina. Florianópolis aparece logo atrás, com 1.331, e Itajaí, com 897.

Qual a situação da Covid em Joinville no início de 2023?

O ano começou há poucos dias e a cidade já teve a primeira morte por Covid em 1º de janeiro. Uma mulher de 62 anos, com comorbidades, começou a sentir os sintomas da doença no início de dezembro e não resistiu às complicações, de acordo com informações do governo do Estado.

Em atualização realizada na terça-feira (3), a prefeitura indicava que há 16 pacientes confirmados com Covid internados em leitos exclusivos para a doença em Joinville, entre hospitais públicos e privados. São oito pessoas em UTI, entre elas uma criança, e outras oito em enfermarias.

Continua depois da publicidade

O número é baixo se comparado aos piores momentos da pandemia, mas acima do registrado no fim de setembro, quando o município zerou pela primeira vez o número de pacientes internados com Covid.

Já os casos ativos estão em queda após alcançar o patamar de 2 mil pessoas infectadas com o vírus entre novembro e dezembro. No momento, são 679 moradores com diagnóstico positivo para a doença, o que coloca Joinville na liderança entre as cidades com mais casos ativos em Santa Catarina.

Leia também:

Chuva causa alagamentos em ruas de Joinville; veja imagens

Filas quilométricas na BR-101 e BR-376, entre SC e PR, exigem paciência de motoristas

Avião “Pato Donald” passa pelo aeroporto de Joinville; veja as imagens