Joinville teve o prazo antecipado e poderá receber o sinal 5G a partir desta quinta-feira (15), de acordo com a prefeitura. A liberação do serviço para a maior cidade de Santa Catarina aconteceu por meio do Grupo de Acompanhamento de Interferência da faixa 3,5 Ghz (Gaispi), coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O prazo anteriormente previsto pela Anatel era de liberar o sinal 5G para cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de 1º de janeiro de 2023. No entanto, houve a antecipação para 15 municípios brasileiros, entre eles, Joinville.

Agora, a oferta da nova tecnologia depende apenas das operadoras, que têm a obrigação contratual de lugar o 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes até 31 de julho de 2025.

Joinville está apta a receber a tecnologia desde abril, quando o prefeito Adriano Silva (Novov) sancionou a lei que regulamenta a implantação da tecnologia 5G e dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Anatel.

Continua depois da publicidade

A partir da implantação do 5G vai ser possível implantar a Internet das coisas e o modelo de Indústria 4.0 em Joinville. O sinal não apenas aumenta a velocidade da Internet, mas também diminui a sua latência. Na prática, é um menor tempo de resposta e transferência de dados.

Leia também:

Anatel antecipa etapas e internet 5G pode chegar antes do previsto na região Norte de SC

Ranking de cidades “amigas do 5G” destaca Joinville e tem São José entre as piores do país

Anatel divulga lista de celulares que vão suportar tecnologia 5G no país