Os joinvilenses que usam carro ou transporte público para se locomover pela cidade estão com dificuldades em trafegar por algumas ruas da cidade. Há vias parcialmente ou totalmente interditadas por causa de obras há mais tempo, mas há intervenções que começaram nos últimos dias ou ainda devem começar nos próximos meses.
Continua depois da publicidade
Reunimos as principais ruas que estão passando por obras para que os motoristas não sejam surpreendidos e consigam buscar rotas alternativas. Não havendo outra opção, a solução é se programar para sair mais cedo e ter paciência para encarar o trânsito.
Além das ruas citadas abaixo, há ainda os trabalhos de recapeamento que acontecem em algumas ruas espalhadas por Joinville. Como esse tipo de intervenção, de forma geral, é mais rápida, as ruas que passam por obras de asfaltamento ou estão programadas para receber não entram na lista.
Avenida Getúlio Vargas
Onde: trecho onde passa o trilho do trem, próximo da Estação da Memória, está parcialmente interditado desde o último dia 12.
Situação: as duas faixas da esquerda estão bloqueadas na região e o fluxo está mantido nas outras duas faixas à direita, inclusive no corredor de ônibus. Como parte da via está interditada para obras, o trânsito se afunila na passagem do trilho causando mais filas nos horários de pico.
Continua depois da publicidade
Motivo: a obra é para implantação da rede de esgoto, que está passando por baixo do trilho, o que torna o trabalho mais complexo.
Prazo: a interdição tem prazo para seguir até o dia 6 de dezembro.
Status: a obra foi finalizada no prazo e já está totalmente aberta novamente para o trânsito.
Rua Visconde de Taunay
Onde: trecho entre as ruas Henrique Meyer e Jacob Eisenhut foi totalmente interditado no último dia 22. O único trecho que continua liberado para a passagem de veículos é entre a rua Duque de Caxias e Jacob Eisenhut. No entanto, a passagem é permitida apenas para tráfego local. Do outro lado, o acesso pela rua Henrique Meyer está fechado.
Situação: os motoristas que descem a Henrique Meyer agora precisam virar à esquerda e continuar pela Visconde de Taunay em direção ao Shopping Mueller, contornar o centro comercial e seguir pela rua senador Felipe Schmidt e acessar a Duque de Caxias.
Motivo: intervenção é necessária para o avanço das obras de macrodrenagem do rio Mathias, que passa pela região central da cidade.
Continua depois da publicidade
Prazo: obras seguem até o dia 13, quando serão suspensas até o dia 25 de dezembro. No dia seguinte, o estaqueamento será retomado, com a interdição do restante do trecho da via, em direção ao Shopping Mueller. Esta segunda etapa ainda não tem previsão para conclusão, de acordo com a Prefeitura.
Rua Jacob Eisenhut
Onde: trecho entre as ruas Visconde de Taunay e a Duque de Caxias está totalmente interditado para o trânsito de veículos.
Situação: os motoristas não conseguem acessar a rua por nenhum dos dois lados da via.
Motivo: intervenção é necessária para o avanço das obras de macrodrenagem do rio Mathias, que passa pela região central da cidade.
Prazo: as obras permanecem no local até o primeiro trimestre de 2020, de acordo com a Prefeitura.
Rua Jerônimo Coelho
Onde: dois trechos estão interditados. O primeiro é entre a avenida Dr. Paulo Medeiros e a rua Itajaí. E o segundo próximo da esquina com a rua Rio Branco, impedindo a passagem e veículos no local.
Continua depois da publicidade
Situação: no segundo trecho o trânsito está liberado apenas para o tráfego local. No primeiro trecho, a passagem está totalmente fechada para os veículos.
Motivo: no trecho próximo da avenida Dr. Paulo Medeiros há um canteiro de suporte para as obras de macrodrenagem do rio Mathias. Já no outro ponto há máquinas trabalhando para implantação da galeria do rio Mathias.
Prazo: segundo a Prefeitura, não há prazo para liberação do trânsito nos dois locais.
Rua Blumenau
Onde: a rua está passando por requalificação e a empresa vencedora da licitação está avançando do sentido Norte ao Centro. As interdições vão sendo realizadas de acordo com o avanço das obras. No momento, elas já começam a se aproximar da esquina com a rua Araranguá.
Situação: o trabalho se concentra na pista da direita, onde havia o corredor de ônibus. Estão sendo feitas obras de concretagem (em torno de 10 pontos) nas áreas onde estarão os abrigos de paradas de ônibus e ainda será feita toda a requalificação do pavimento. Por isso, há tapumes de metal isolando a área dos veículos que passam pelas pistas da direita. O trânsito afunila e acaba gerando maior congestionamento, principalmente nos horários de pico.
Continua depois da publicidade
Motivo: as obras de requalificação são com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, que já requalificou a rua São Paulo. O projeto contempla a instalação de novos abrigos de ônibus e sinalização, além de investimento em tubulação – entre dragagens e ligações de bocas de lobo –, piso podotátil e meio-fio.
Prazo: a previsão do cronograma físico e financeiro da obra é de 12 meses. Segundo a Prefeitura, o prazo termina em agosto de 2020.
Rua Joinville
Onde: são 343 metros entre a rua Onze de Novembro e a ponte sobre o rio do Braço, ao lado da rua Alexandre Meier, no Distrito de Pirabeiraba.
Situação: as obras começaram na última terça-feira (26) e durante a execução da requalificação a rua deverá ser parcialmente interditada.
Continua depois da publicidade
Motivo: a rua está passando por requalificação, que faz parte de um pacote de melhorias em 16 ruas de Pirabeiraba, totalizando 7.000 metros de ruas requalificadas com asfalto.
Prazo: o prazo de execução é de oito meses e deve ser concluída em julho de 2020, segundo a Prefeitura.
Outras interdições previstas
Rua Engenheiro Niemeyer
A rua Engenheiro Niemeyer já passou por obras neste ano, mas deve receber a próxima etapa no decorrer de 2020. Ela receberá as galerias das obras de macrodrenagem do rio Mathias, que já avançam pela praça Nereu Ramos e também devem chegar pelo outro lado, vindo da rua Visconde de Taunay. Ainda não há informações sobre a data em que ocorrerá a interdição e por quanto tempo ficará fechada.

Ruas Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt (Eixo Industrial)
O Eixo Industrial receberá as obras de duplicação. A autorização para o início dos trabalhos já foi liberada e o canteiro de obras deve ser montado ao longo dos próximos dias. Com isso, devem acontecer interdições ou transtornos para quem passa pelo local ao longo dos próximos dois anos, que é o prazo para execução da duplicação.
Continua depois da publicidade
A ampliação do eixo industrial fará com o que a ligação do aeroporto de Joinville à BR-101 esteja totalmente duplicada – o trecho da Santos Dumont de acesso ao terminal já foi duplicado.