Joinville atingiu 19 pacientes internados com Covid-19 nesta sexta-feira (11), sendo o maior número desde o início de julho, de acordo com os dados da prefeitura. Os casos ativos também estão em alta nos últimos dias, chegando a 348 pessoas infectadas com o coronavírus na maior cidade de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura, são sete adultos com Covid internados em leitos públicos de UTI nesta sexta-feira, além de 11 adultos e uma criança internados na enfermaria de hospitais do município. Foi um salto de 90% relação aos últimos meses, quando o patamar se mantinha abaixo de 10 pacientes.

A última vez em que Joinville teve 19 ou mais pacientes internados com Covid em hospitais públicos ou privados foi em 7 de julho. Na ocasião, havia 20 pessoas confirmadas com o vírus ocupando leitos exclusivos para a doença. Desde então, o número reduziu e se manteve estável até zerar pela primeira vez desde o início da pandemia em 30 de setembro.

Casos ativos acompanham aumento

Ao mesmo tempo, os dados do governo do Estado mostram que o número de casos ativos de Covid-19 também está em alta nos últimos dias. No início de novembro, o patamar oscilou entre 130 e 150 pacientes infectados com o vírus.

Continua depois da publicidade

No entanto, a cidade passou de 200 casos ativos na terça-feira (8) e, nesta sexta-feira, alcançou o maior número desde 3 de setembro, quando o município tinha quase 400 pessoas infectadas. Logo em seguida, começou a entrar em queda até alcançar menos de 100.

De acordo com a prefeitura, a cidade chegou a média de 65 casos positivos por dia nesta semana. Anteriormente, a média ficava em torno de 45 a 50 pessoas diagnosticadas por dia.

Impacto da subvariante da Ômicron

O município reconheceu que houve um “pequeno aumento no número de casos ativos”, mas afirmou que ainda não é possível afirmar se o motivo seria a circulação da nova subvariante da Ômicron. Os primeiros casos da sublinhagem em Santa Catarina foram confirmados na quinta-feira (10), sendo um deles em Joinville, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

A cepa identificada nas cidades catarinenses é a sublinhagem que está em transmissão comunitária no Brasil e na Europa. Nos países europeus, os casos de coronavírus estão crescendo após o surgimento da mutação.

Continua depois da publicidade

A Dive alerta que os casos de Covid-19 devem aumentar nas próximas semanas com a circulação da BQ.1.1. De acordo com o superintende de Vigilância em Saúde Eduardo Macário, a nova variante influencia o aumento do contágio por conta do desenvolvimento biológico do vírus.

Leia também:

Ômicron BQ.1: o que é e como a variante pode aumentar a transmissão da Covid em SC

SC tem aumento de 22% nos casos ativos de Covid em meio a risco de nova onda

Brasil chega à marca de 688 mil mortes por Covid desde o início da pandemia