A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) e o Centro de Bem-Estar Animal não recebem mais os casos de denúncia de cães e gatos atropelados, de animais de rua agressivos ou com doença grave.
Continua depois da publicidade
Desde a última segunda-feira, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site da ouvidoria de Joinville. A mudança ocorreu por causa da reforma administrativa, que cria a Secretaria de Meio Ambiente.
A diretora executiva da Fundema, Raquel Migliorini, explica que a mudança é uma forma de tornar obrigatório o registro e gerar estatísticas sobre os casos de animais feridos atendidos pelo Centro de Bem Estar Animal.
A orientação é que o denunciante informe o local correto onde se encontra o cão (nome da rua, numeração de imóvel próximo, bairro e, se possível, ponto de referência) e deixe nome e telefone de contato, caso os veterinários tenham dificuldade em localizar o animal. Os dados são sigilosos.
Pelo telefone, os registros podem ser feitos das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. As denúncias também podem ser registradas no site a qualquer momento.
Continua depois da publicidade
Prefeitura não recolhe animais de rua
A Prefeitura de Joinville não recolhe animais de rua. O Centro de Bem-Estar Animal apenas medica animais feridos ou com doença grave nestas condições, promove a castração e vermifugação dos mesmos e depois os devolve aos locais onde foram encontrados.
Casos de maus tratos, em que os donos mantém animais sem água ou comida, devem continuar a ser denunciados normalmente ao 156 ou por meio do site. Maus tratos a animais são crimes previstos em lei e podem gerar multa e detenção a quem cometê-los.