Os moradores de Joinville encaram um fim de dia caótico nas regiões mais movimentadas da cidade nesta quarta-feira (8). Com o início do desabastecimento em postos de combustível, motivado por bloqueios feitos por caminhoneiros em protesto, a corrida pela gasolina formou filas enormes e trancou o trânsito em várias vias da cidade.
Continua depois da publicidade
> Filas e falta de gasolina: a situação dos postos de combustíveis em SC
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Há registro de longas filas em postos em quase todos os bairros da cidade, especialmente na área central e em ruas como a Ottokar Doerffel e Iririú. A situação começou ao longo da tarde e complicou ainda mais depois das 18h.
Com as filas invadindo as ruas e trancando o tráfego, a situação afetou todo o trânsito da região central, muito mais congestionado que o normal. Com ônibus atrasados, os terminais também registraram filas de passageiros.
Continua depois da publicidade
De acordo com um levantamento feito no fim da tarde desta quarta, ao menos 30 postos de combustíveis em Joinville e cidades vizinhas já estavam sem gasolina nos tanques.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro), o principal problema está na base em Guaramirim, uma das principais unidades para a distribuição de combustíveis aos municípios que ficam na região Norte. No local, manifestantes não estão permitindo a saída de caminhões.
> Blumenau tem noite de filas em postos de combustível e trânsito intenso
> Postos de combustíveis registram longas filas em Florianópolis e São José
Para tentar resolver o problema, o sindicato deve entrar nas próximas horas com um pedido de liminar, solicitando a liberação das bases e a escolta desses caminhões, a fim de garantir o abastecimento dos postos de combustíveis.
Além de Guaramirim, também há bloqueio de caminhoneiros na base da Transpetro em Biguaçu. Segundo o Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), há um trator e dois caminhões próximo a entrada da unidade.
Continua depois da publicidade
Leia também
Justiça proíbe caminhoneiros de fechar rodovias federais de SC
“Ninguém fechará essa Corte”, diz ministro Luiz Fux em resposta do STF a Bolsonaro
Análise: Bloqueios de caminhoneiros em rodovias tentam gerar caos e clima para golpe