Joinville tem mutirão da vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado (18) e domingo (19) no Centreventos Cau Hansen. A aplicação das vacinas acontece das 7h30 às 16h30 por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na última semana, diversos casos de Influenza H3N2 foram registrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em SC, sete casos já foram confirmados e geraram alerta aos municípios catarinense.
– Em Joinville, ainda não registramos casos de Influenza H3N2, mas estamos possibilitando este mutirão para que pessoas que eventualmente não se vacinaram contra a gripe possam receber o imunizante – destaca Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.
> H3N2: conheça sintomas da variante da gripe que se espalhou pelo país
Continua depois da publicidade
A vacina contra a gripe é oferecida desde abril em Joinville, com disponibilidade nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde. Pessoas com mais de 6 meses podem receber o imunizante.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da imunização contra a Gripe, já que a vacina protege contra três subtipos do vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A vacina tem o objetivo de reduzir os sintomas graves da doença e possíveis óbitos, sendo ainda mais importante durante a pandemia, evitando mais hospitalizações.
> Vacina da gripe protege contra H3N2? Entenda
Vacina contra a Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 também segue sendo realizada em Joinville. Podem ser vacinadas as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, as que estão com a aplicação da segunda dose agendada para o período e aquelas que estão com a segunda aplicação atrasada.
Continua depois da publicidade
Além disso, continuam sendo aplicadas dose de reforço em todas as pessoas com mais de 18 anos que tiveram a segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer aplicadas há mais de 5 meses ou a dose única da Janssen há mais de 2 meses.
– Este é o último final de semana que a Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen oferecerá atendimento, porque estamos seguindo nossa estratégia de migrar a vacinação para as Unidades Básicas – ressalta o secretário.
Durante o recesso dos serviços da Prefeitura de Joinville (22/12 a 2/1), uma Unidade Básica de Saúde da Família vai concentrar os atendimentos com a imunização. Por este motivo, a sugestão é que a população não deixe para a última hora.
Mutirões em Criciúma e Lages
Além de Joinville, outras cidades catarinenses também realizam mutirão da vacinação contra a gripe neste sábado. Em Criciúma, a ação especial acontece das 8 às 17 horas na Praça Nereu Ramos, em frente à Casa da Cultura.
Continua depois da publicidade
O município vai aproveitar o horário especial do comércio para o fim de ano e disponibilizar profissionais da saúde para vacinar a população contra a gripe e a Covid-19. O cidadão precisa levar o documento de identificação e a carteira do SUS.
Em Lages, a vacinação acontece neste sábado, das 8 às 13 horas, no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Além do imunizante contra a Covid, o município vai disponibilizar a vacina contra a gripe para a população no último Dia D de 2021.
Leia também:
Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?
Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19
Gripe, Covid-19 ou rinite? Saiba a diferença entre essas e outras doenças respiratórias