Joinville registrou mais de 1 mil mortes por Covid-19 até esta quarta-feira (31), de acordo com os dados divulgados pelo governo do Estado. Metade destas vítimas morreu ao longo dos últimos três meses em decorrência das complicações da doença.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Apenas em março, foram 275 pessoas que deixaram suas famílias e amigos por causa do coronavírus. Foi o mês com mais óbitos na cidade desde o início da pandemia, com mais do que janeiro e fevereiro somados. Nesta quarta-feira, o Estado registrou mais 18 mortes segundo o boletim divulgado no fim da tarde.

Com isso, a cidade atingiu 1 mil mortes, um dia após completar um ano da primeira vítima fatal da pandemia. Era 30 de março de 2020, dias após o vírus chegar à cidade, quando a população soube da primeira morte: o empresário Mario Borba, de 68 anos, havia contraído a doença durante uma viagem, foi internado em estado grave no hospital e não resistiu às complicações.

> “Ninguém sabia como lidar com aquilo”, recorda filha de primeiro joinvilense a morrer por coronavírus

Continua depois da publicidade

Mais 13 dias se passaram até acontecer a segunda morte por Covid em Joinville, outros 11 dias até a terceira morte e aos poucos o intervalo entre as vítimas foi ficando menor. Mesmo assim, demorou mais de 100 dias para que a cidade chegasse à marca de 100 mortos pela doença, em 22 de julho, já durante o primeiro pico do vírus. 

Em julho e agosto as mortes dispararam, mas, em setembro, começaram a cair, fazendo com que os números de outubro e novembro chegassem a um patamar muito próximo do início da pandemia. Só que, em dezembro, a situação piorou novamente e, no dia em que completou nove meses da primeira morte, Joinville alcançou as 500 mortes por Covid.

Desde então, a situação piorou ainda mais. Em 2021, outras 500 mortes foram registradas em um intervalo de apenas três meses, chegando a 1 mil mortos pela doença nesta quarta-feira. Isso significa que a cidade teve, em média, uma morte a cada quatro horas desde o início de 2021.

Monitor da vacina: veja o avanço da vacinação contra Covid-19 em SC

Perfil das vítimas da Covid em Joinville

Os homens representam a maior parte das vítimas da Covid-19 até agora em Joinville. Foram 555 mortes (55,3%) de pessoas do gênero masculino desde o início da pandemia e outras 448 (44,7%) de joinvilenses do gênero feminino.

Continua depois da publicidade

A faixa etária com mais mortos é de 70 a 79 anos, com 281 vítimas (28%), enquanto a faixa de 60 a 69 anos já teve 250 pessoas que morreram por causa da Covid. Se considerar a faixa de idosos com 60 anos ou mais, foram 813 mortes, representando 81% do total registrado até agora na cidade.

A vítima mais jovem da Covid em Joinville foi uma bebê de apenas sete meses, que morreu no último dia 23. Já as vítimas mais idosas foram um homem e uma mulher de 100 anos, que falecem em 5 de setembro e 6 de julho, respectivamente. Ele era morador do bairro Iririú e ela vivia no Costa e Silva.

> “Se não fosse a Covid-19, ela estaria com a gente agora”, diz mãe de bebê que morreu em Joinville

Leia também:

Oito a cada dez pessoas intubadas morrem na segunda onda em SC

Continua depois da publicidade

Sete crianças morrem por Covid-19 em menos de 30 dias em Santa Catarina

> SC oficializa critério que define quem tem direito a leito de UTI quando há lotação