Joinville está desde 2020 sem próteses para pacientes com câncer de mama. Elas são usadas para fazer a reconstrução do seio, retirado durante o processo chamado de mastectomia, onde é feita a remoção total da mama com o câncer. Atualmente, cerca de 50 pacientes precisam passar pelo procedimento.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A informação foi divulgada por uma dessas pacientes, que recentemente recebeu o diagnóstico do câncer de mama. Segundo a mulher, o médico lhe disse que ela teria que fazer a mastectomia, mas que não conseguiria a reconstrução imediata do seio devido à falta de próteses. 

A última compra de próteses foi realizada em 2019, resultando em 200 peças que já foram usadas. Segundo dados divulgados pela prefeitura de Joinville, três novos processos de licitação foram realizados desde então: em março e julho de 2021, além de fevereiro deste ano. No entanto, nenhuma empresa mostrou interesse na proposta.

> Luciane Carminatti fala sobre câncer de mama que enfrentou: “O mais revolucionário é a vida”

Continua depois da publicidade

O relato da paciente também chegou à vereadora Tânia Larson que, por meio da Procuradoria da Mulher, vai encabeçar o procedimento de requerimento e compra de novas próteses.

— Buscamos também informações em outros municípios, sobre como anda a demanda, e se existe algum fornecedor que está suprindo essa necessidade. Nas grandes metrópoles também estão encontrando essa dificuldade — explica a parlamentar.

A vereadora também anunciou que vai encabeçar os procedimentos de requerimento e compra de novas próteses. Isto será feito por meio da Procuradoria da Mulher.

Contraponto

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Joinville sobre a falta das próteses e recebeu uma nota esclarecendo que uma compra emergencial está sendo feita. A nota também declara que a situação deve ser resolvida ainda no primeiro semestre deste ano.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

MP assinada por Bolsonaro não impede atendimento de pessoas com câncer

Dengue tem avanço em março e Joinville chega a 187 casos no ano