Neste final de semana, Joinville será palco da 12ª edição do Diversão em Cena, programa voltado para toda família com foco na criação de novas plateias, que traz o premiado espetáculo “Clarice Matou os Peixes”, com direção de Letícia Guimarães da Cia do Abração. O espetáculo será gratuito e acontece às 14h no sábado (22) e 16h de domingo (23) no Teatro do Sesc, na Rua Itaiópolis, 470. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

No palco, Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos ‘clowns’, questionam qual deles seria o culpado pela morte dos peixinhos e refletem sobre a ligação de cada personagem com os seus animais de estimação. Buscando equilibrar dramaticidade e sensibilidade, dentro do contexto do universo infantil, o espetáculo proporciona ao público uma experiência poética, tratando de maneira lúdica e delicada temas profundos como a morte e o sentimento de perda.

Fundamentada nos princípios socioconstrutivistas, a Cia do Abração propõe um espetáculo sob as técnicas da contação de histórias, abstração e manipulação de objetos e teatro de sombras. Por meio da pedagogia, que encontra suas bases no processo Montessoriano (pesquisas científicas e empíricas), a poesia está acompanhada da abstração e manipulação de objetos do cotidiano, método que o grupo encontrou para traduzir o amor e conduzir o espectador ao universo lúdico da criança.

O cenário do espetáculo traz três biombos que formam peixes, em “patchwok”. Ainda compõem a cena, tubos azuis de tecido, que são manipulados durante a narrativa. Para completar o conceito dramático, uma estante sustenta pequenos potes de vidros com água e uma simbólica máquina de escrever. A cor predominante é o azul, em seus variados tons, aludindo ao elemento água, símbolo eleito para metaforizar a vida.

Continua depois da publicidade

Espetáculo premiado

O espetáculo já recebeu diversas premiações, como o Prêmio Governador do Estado do Paraná – Troféu Gralha Azul, na categoria de melhor espetáculo infantil melhor espetáculo infantil em seu ano de estreia (2011). 

Ainda neste mesmo ano, consagrado pelo público e pela imprensa, foi eleito pela Gazeta do Povo um dos cinco melhores espetáculos teatrais. Desde então, já circulou por cinco estados, com apresentações em diferentes 13 cidades.

O projeto “Clarice Matou os Peixes – Um crescer Brincante”, promovido pelo Programa Diversão em Cena, além das apresentações abertas ao público, também oferecerá uma apresentação gratuita para alunos da Rede Pública de Ensino de Joinville e uma oficina teatral “a arte de brincar”, direcionada a professores.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo “Clarice Matou os Peixes” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Continua depois da publicidade

Ficha Técnica do espetáculo

Direção: Letícia Guimarães

Dramaturgia: Criação Coletiva Sob A Supervisão De Letícia Guimarães

Iluminação: Anry Aider

Cenografia: Blas Torres e Guga Cidral

Figurinos: Maureen Miranda

Adereços: Blas Torres E Guga Cidral

Sonoplastia, composição e direção musical: Karla Izidro

Elenco: Blas Torres, Ana Sercunvius e Heloisa Giovenardi

SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA

12ª edição Diversão em Cena – “Clarice Matou os Peixes”
Local: Teatro do SESC (Rua Itaiópolis, 470 – América)

Data: 22 e 23 de outubro de 2022 (sábado e domingo)

Horários: 22.10 (sábado) – 14h / 23.10 (domingo) – 16h

Classificação etária: Livre

Valores Ingressos: Gratuito

Retirada de ingressos: uma hora que antecede o espetáculo  até 15minutos antes do início na bilheteria do teatro ou através do aplicativo do Diversão em Cena. Limite de 2 ingressos por pessoa.

Leia também

Schützenfest abre venda de ingressos em Jaraguá do Sul; veja os preços

Pais criticam manifestação de alunos e fazem ato em defesa de faculdade de Joinville

JEC altera calendário eleitoral e posse do novo presidente pode acontecer em outubro

Guaramirim anuncia pacote de R$ 64 milhões para construir pontes e rodovia