A cidade terá 14 Unidades Básicas de Saúde abertas no sábado, das 8 às 16 horas, e 68 mil doses disponíveis da vacina contra a febre amarela. O objetivo é aumentar o número de imunizações e se aproximar da meta de 95%. Atualmente, Joinville tem 62,52% da meta, com 295.855 vacinados, quando o objetivo é vacinar 473.262 pessoas.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, 177.407 pessoas de nove meses a 59 anos de idade ainda devem ser vacinadas. A cidade conta com 56 pontos de vacinação disponíveis de segunda a sexta-feira. Seis pessoas tiveram suspeita de febre amarela no município. Cinco casos foram descartados e um confirmado autóctone, quando foi registrada uma morte pela doença, em março deste ano.
— Estamos fazendo o dia D como um dia extra para aqueles que não têm tempo durante a semana e aproveitem para levar os seus filhos para se vacinarem. Não esperem morrer mais alguém para tirar tempo para se imunizar — alerta o gerente do Centro de Vigilância em Saúde, Henrique Deckmann.
Ele também destacou a baixa procura pela vacina em junho, chegando a apenas 10 mil imunizações em todo o mês, cerca 9 pessoas por dia em cada unidade. Um agravante para a situação da febre amarela em Joinville, segundo Deckmann, pode ser a aproximação dos meses mais quentes, período em que o desenvolvimento das larvas do mosquito é mais rápido. Com o vírus em circulação nas regiões de mata da cidade, o risco de contaminação é ainda maior.
— As mortes dos macacos, nossos sentinelas, estão avisando que o vírus está presente na nossa região. Toda a população deve se imunizar.
Continua depois da publicidade
Pirabeiraba, Rio Bonito, Serra Dona Francisca, Piraí, Parque Guarani, Santo Antônio e, o mais recente, Iririú tiveram registros de macacos mortos. Dos 12 macacos encontrados, três estão em investigação, seis casos são indeterminados, dois foram descartados e um foi confirmado como morte por febre amarela.
Os moradores próximos de áreas de mata devem comunicar imediatamente a Vigilância Ambiental caso observem algum macaco doente ou morto, pelo telefone de plantão (47) 9.8911.0851. Também está disponível para contato o número 3432-2337, das 7 às 18h30. O animal não deve ser tocado.
Unidades abertas neste sábado
Distrito Norte: UBS Costa e Silva, UBSF Nova Brasília e UBSF Pirabeiraba
Distrito Centro: UBSF Aventureiro III, UBSF Bakitas, UBSF Bucarein, UBS Jardim Iririú, UBS Parque Joinville e UBSF Saguaçu
Continua depois da publicidade
Distrito Sul: UBSF Fátima, UBSF Floresta, UBSF Jarivatuba, UBSF Profipo e UBSF Ulysses Guimarães