Joinville teve aumento de 12% no número de homicídios no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 46 assassinatos registrados na cidade desde 1º de janeiro até 6 de julho, data do último boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O aumento em relação aos seis primeiros meses de 2019 foi de cinco casos. Isso coloca a maior cidade do Estado também como a que mais tem registros de homicídios no primeiro semestre em Santa Catarina. São três a mais do que Florianópolis. Joinville já havia ultrapassado a capital em maio.
Dos 46 homicídios registrados na cidade, 18 foram no período anterior ao isolamento social por causa do coronavírus. Os outros 28 foram durante a quarentena. Os números mostram que nem as restrições por causa do vírus têm ajudado a reduzir os crimes. Em entrevista ao AN em abril, o delegado Dirceu Silveira Júnior, da Delegacia de Homicídios de Joinville, comentou sobre essa relação.
– O crime não tem isolamento social, então os delitos como os homicídios continuam acontecendo – explicou.
O delegado também havia afirmado que as causas para o crescimento nos números de homicídios podem ser diversas. Isso porque essas situações são sazonais, sem um motivo específico.
Continua depois da publicidade
– As causas de 90% desses crimes continuam repetindo as questões que envolvem o tráfico de drogas e facções criminosas. Um ou outro que foge dessa realidade – detalhou.
> Mulher entrega direção do carro para filho de 12 anos em Guaramirim
Número ainda é menor do que em anos anteriores
Apesar do crescimento, os números de 2020 ainda estão abaixo dos registrados no primeiro semestre de 2018, quando a cidade teve 51 casos de assassinatos. Já em 2017, quando o município bateu recorde de homicídios com 128 ocorrências, segundo o Estado, foram 75 apenas no primeiro semestre.
O aumento dos casos também ocorre em nível estadual. Santa Catarina registrou até agora 398 homicídios, tendo um acréscimo de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Os casos ocorridos em Joinville representam 11,5% de todos os contabilizados no Estado em 2020.
Continua depois da publicidade