Desde o início deste ano, Joinville já confirmou 536 casos de dengue. Comparado ao boletim atualizado na última semana, quando a cidade tinha 319 casos, o novo número representa um aumento de 68%. Além disso, números atualizados do Serviço de Vigilância Ambiental apontam mais de 2 mil focos positivos do mosquito.
Continua depois da publicidade
Cerca de 15 bairros da cidade estão infestados pelo mosquito Aedes aegipty. Os mais críticos são Boa Vista, Bucarein, Comasa, Espinheiros, Floresta, Guanabara, Fátima, Itaum, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Jarivatuba.
Em todo o ano passado foram quatro registros de pacientes infectados na própria cidade. Durante abril, a cidade não registrava nem 50.
O mosquito Aedes aegypti é um dos principais vetores causadores da dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e da febre amarela. Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor nas articulações e atrás dos olhos.
Ações serão realizadas na cidade
Nesta quarta, quinta e sexta-feira (15 a 17), das 13h30 às 17h30, equipes da Secretaria da Saúde, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Proteção Civil, Subprefeituras Regional e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville realizam ações de orientação e limpeza nos bairros Guanabara, Jarivatuba e Comasa, considerados os mais infestados por focos do mosquito Aedes aegypti. O inseto é transmissor da dengue.
Continua depois da publicidade
> Leia também: Joinville prepara "patrulhas" nas ruas contra dengue e coronavírus
O trabalho contará, ainda, com a parceria de integrantes do 62º Batalhão de Infantaria, Corpo de Bombeiros Voluntários, Defesa Civil e Guarda Municipal de Joinville.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Henrique Deckmann, o objetivo é visitar todos os imóveis, orientar os moradores sobre os cuidados para evitar e eliminar possíveis focos do mosquito e, ainda ajudar a retirar lixo e entulho dos terrenos.
– Vamos orientar sobre manter os pátios e calhas limpas, virar potes, eliminar qualquer coisa que possa armazenar água, como lonas e pneus, e colocar telas de proteção nos ladrões e caixas d’água. As residências que não seguirem as orientações poderão ser notificadas e autuadas em caso de reincidência – afirma Deckmann.
Vigilância Ambiental reforça pedido para quem está em casa

O coordenador da Vigilância Ambiental, Henrique Deckmann, lembra que as pessoas que estão em casa seguindo a quarentena em razão do coronavírus, podem aproveitar para fazer a limpeza dos seus terrenos e das calhas.
Continua depois da publicidade
– A população já pode ir colaborando. Não precisamos ir às residências para fazer a obrigação de cada cidadão, que é retirar os lixos. Quem quiser ajudar como voluntário na nossa ação, poderá acompanhar as equipes utilizando máscara e repelente – reforça Deckmann
A empresa Ambiental, responsável pela limpeza urbana de Joinville, irá disponibilizar caçambas nos bairros fiscalizados para que os moradores possam descartar entulhos recolhidos nos seus terrenos. Em caso de chuva, as ações em cada bairro serão transferidas para o dia seguinte.
Agenda das ações nos bairros
Dia 15/04 (quarta-feira) – das 13h30 às 17h30 – Bairro Guanabara
Dia 16/04 (quinta-feira) – das 13h30 às 17h30 – Bairro Jarivatuba
Dia 17/04 (sexta-feira) – das 13h30 às 17h30 – Bairro Comasa
Medidas de prevenção
– Usar repelente
– Eliminar qualquer tipo de recipiente (até mesmo tampinhas de garrafa pet) que possa acumular água;
Continua depois da publicidade
– Tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana;
– Retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas;
– Verificar a vedação da caixa d’água;
– Colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem;
– Higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais com bucha
– Desobstruir as calhas d’água;
– Não acumular lixo.