Joinville terminou agosto com 19 mortes por Covid, representando um aumento de 18% em relação ao mês anterior, de acordo com os dados do governo do Estado. Apesar do cenário ainda ser um dos melhores desde o início da pandemia, o município chegou ao terceiro mês consecutivo com óbitos em alta.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As vítimas durante agosto foram cinco mulheres, com idades de 35 a 98 anos, e 14 homens, de 45 a 90 anos. Apenas uma vítima – uma mulher de 98 anos – não apresentava comorbidades, segundo o Estado.
O número de mortes vinha em queda desde fevereiro, mas voltou a subir em junho e se mantém em alta desde então. O aumento já havia sido de 33% em julho, mas o número permanece dentro do patamar apresentado no início da pandemia.
Desde o começo da disseminação do vírus, sete meses tiveram menos de 19 óbitos, por exemplo, sendo os três primeiros da pandemia (março, abril e maio de 2020) e os quatro meses mais recentes em 2022 (abril, maio, junho e julho).
Continua depois da publicidade
No total, 2.310 vítimas perderam a vida por complicações da Covid desde o início da pandemia em Joinville, sendo o município com mais mortes em Santa Catarina.
Veja os números por mês:
Os dados são do governo do Estado e podem sofrer alterações ao longo do tempo, caso haja registros de mortes anteriores que sejam incluídas no sistema posteriormente.
Casos ativos caem pela metade
Se as mortes se mantêm em alta, o número de casos ativos segue em queda pelo segundo mês consecutivo. No início de julho, havia 1,5 mil pessoas diagnosticadas com o vírus em Joinville. Um mês depois, a cidade tinha cerca de 760 casos ativos, e agora são 389 pessoas infectadas.
A queda impacta ainda na ocupação dos hospitais na cidade. Neste momento, 29% dos leitos adultos de UTI para Covid estão ocupados nas unidades públicas e privadas da cidade. Entre os pacientes internados, seis foram diagnosticados com a doença, três casos são suspeitos e outros sete já foram descartados, mas permanecem nos leitos.
Continua depois da publicidade
No caso das enfermarias, a ocupação é de 37% nos leitos adultos para Covid. São três casos confirmados e 13 pacientes já descartados para a doença. Os dados são da prefeitura de Joinville.
Vídeo explica o surto de doenças respiratórias em crianças:
Leia também:
SC ultrapassa 100 casos confirmados de varíola dos macacos
Joinville dobra casos de varíola dos macacos em uma semana
Vacina contra pólio em SC só alcança uma a cada três crianças