Joinville tem baixa procura pela vacinação de crianças contra a Covid, desde a abertura da imunização para o público de três e quatro anos. Em quase duas semanas, apenas 283 doses foram aplicadas nesta faixa etária, correspondendo a 1,63% do estimado.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Secretaria da Saúde de Joinville (SES) emitiu um alerta nesta segunda-feira (1) por causa do baixo índice de cobertura vacinal. No público de cinco a 11 anos, a vacinação também está com números preocupantes. Apenas 40% do público estimado recebeu a dose do imunizante, apesar do ideal ser próximo de 100%.
Segundo o secretário da saúde, Andrei Kolaceke, a vacinação para o público infantil é importante para a proteção individual das crianças e também para toda a população. Ele destaca que elas são suscetíveis ao agravamento da Covid, o que pode levar a internação e até o óbito, assim como no caso de adultos.
— Com a vacinação, vemos a redução expressiva tanto da taxa de internação como da taxa de óbitos. É muito importante que os pais e responsáveis façam o papel de proteger as crianças, levando aos locais de vacinação para aplicação do imunizante — reforça Kolaceke.
Continua depois da publicidade
O secretário ainda ressalta que a vacina aplicada nas crianças passou por estudos e foi aprovada pela Anvisa. Por isso, é considerada segura também para o público infantil.
— O imunizante é seguro, foi analisado por todos órgãos responsáveis e tem se mostrado eficaz, principalmente na prevenção do agravamento da doença e dos casos de óbito entre as crianças e demais faixas etárias — destaca.
Onde é aplicada a vacina
Para ampliar a cobertura vacinal da Covid-19, a Secretaria da Saúde realiza ações especiais. Uma delas é o programa “Saúde até você”, em que os serviços são levados até as comunidades mais afastadas e vulneráveis, fazendo a comunicação sobre as ações diretamente com as pessoas que moram na região.
Além disso, o público pode ter acesso à vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção da UBSF Jativoca. A relação dos locais e horários de atendimento está disponível no site da Prefeitura de Joinville.
Continua depois da publicidade
Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada pelos pais e ter a Carteira de Vacinação. Conforme recomendação da Anvisa, a vacina aplicada nesta faixa etária é a Coronavac.
Leia também:
Maiores cidades de SC têm menos de 1% das crianças de 3 e 4 anos vacinadas contra a Covid
Pfizer pede autorização para usar vacina em crianças a partir de 6 meses