Moradores de Joinville deverão ficar em alerta porque uma chuva forte deve atingir a cidade entre esta quinta (16) e sexta-feira (17). O temporal combinado com a circulação marítima pode causar alagamentos em algumas regiões da cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme a Defesa Civil, nesta quinta-feira há previsão de maré de 1,6 metro às 17h40, o que, especialmente por estar associado com fortes chuvas, pode causar consequências como os alagamentos.

Para se proteger, em caso de temporais, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. 

Também é recomendado evitar piscinas, rios e praias; redobrar cuidados próximo a áreas de encostas; e ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes, pois elas podem indicar risco de deslizamento de terra.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.

SC já sofre com fortes chuvas

Ao longo desta quinta-feira, algumas cidades do Estado já têm sofrido com temporal e alagamentos. A chuva persistente começou na madrugada e continuou durante a manhã, deixando diversos pontos de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema e Camboriú alagados. 

Veja fotos da região

As cidades amanheceram com um verdadeiro caos no trânsito, com motoristas e pedestres tentando arriscar passar em meio à água que acumulou nas ruas e às margens da BR-101. Postos de saúde tiveram de ser interditados em Itajaí por conta de infiltrações.

O temporal paralisou o trânsito nas principais rodovias do Estado, sendo que, nas imediações de Balneário Camboriú, onde as chuvas foram mais fortes, a BR-101 foi bloqueada no Km 138, sentido Sul, devido a alagamentos.

Continua depois da publicidade

Principalmente no verão, quando ocorrem os temporais, a Defesa Civil orienta que a população tenha o hábito de acompanhar as previsões de curto prazo. Para isso, é possível receber os alertas gratuitos emitidos pela Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) para o número 4019.

Leia também

Quadrilha de SC é presa por roubo de carga de azeite avaliada em R$ 1 milhão

Casal é preso por suspeita de sequência de mortes no mesmo bairro em Joinville

Suspeita de matar irmã de quatro anos a facadas é internada provisoriamente em SC