Joinville chegou a 9.777 casos ativos de Covid e voltou a ser a cidade com mais infectados em Santa Catarina, segundo dados do governo do Estado, atualizados nesta quinta-feira (27). É o maior número alcançado pelo município desde o início da pandemia.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Desde o começo de 2022, Florianópolis liderava o número de casos ativos no Estado, mas em um patamar de aproximadamente 1 mil infectados. Joinville estava logo atrás, com cerca de 500.
No entanto, o vírus começou a se espalhar entre mais pessoas a partir do dia 4. A capital teve um crescimento rápido, chegando a quase 5 mil casos ativos em uma semana e mais de 10 mil na semana seguinte.
Joinville teve um aumento um pouco mais lento e chegou a 3,5 mil casos ativos no dia 14. Nos três dias seguintes viu o número cair para 3 mil, em um período de fim de semana, em que pode acontecer represamento na contabilização dos dados.
Continua depois da publicidade
A partir disso, o número voltou a crescer mais rapidamente e atingiu 7 mil infectados em apenas uma semana. Novamente houve uma redução por dois dias, mais uma vez durante o fim de semana, e desde então não parou de aumentar. Em três dias, foram 3,3 mil novos casos ativos.
Número de internados também teve aumento
Além do aumento no número de casos ativos, a quantidade de pessoas internadas por Covid-19 em Joinville também teve crescimento desde o início de janeiro, segundo dados da prefeitura.
No começo do ano, 51 pessoas estavam internadas em hospitais públicos e privados de Joinville. Eram 30 em leitos de tratamento intensivo (UTI) e outros 21 pacientes em enfermaria.
Nos dados atualizados na última quarta-feira (26), 97 pessoas estavam internadas nos hospitais da cidade, representando um aumento de 90% em relação ao início do ano. Do total, 40 estavam na UTI e 57 pacientes nas enfermarias.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Média de novos casos de Covid por dia em Joinville salta de 37 para 1034 em um mês
Escolas particulares de SC descartam obrigação da vacina da Covid para volta às aulas
SC vacinou 2,15% das crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid em quase duas semanas
Servidores de Joinville não terão ponto facultativo no Carnaval; festa foi cancelada na cidade