Mais cinco casos suspeitos da gripe A foram registrados na terça em Joinville. Já são nove pessoas à espera de resultados de exames. Em Jaraguá do Sul, na terça, houve a primeira confirmação: uma mulher de 22 anos que voltou da Argentina.

Continua depois da publicidade

Segundo o chefe da Vigilância Epidemiológica de Jaraguá, Walter Clavera, a jovem contaminada está clinicamente curada, mas deve ficar ainda alguns dias em isolamento domiciliar como garantia.

– A família foi monitorada. Felizmente, ninguém foi contaminado – diz.

Em Joinville, são dois casos confirmados. As pessoas com suspeita estão sendo monitoradas. Ninguém foi internado. Segundo a chefe de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, dos nove suspeitos, seis viajaram ao exterior (Argentina, Paraguai e Canadá) e três tiveram contato com essas pessoas.

Em Santa Catarina, a Secretaria da Saúde confirma 49 casos e 22 suspeitos. Na terça, além da mulher de Jaraguá do Sul, foram confirmados outros dois casos: são duas crianças, de sete e dez anos, de Florianópolis. Elas tiveram contato com pessoas que voltaram da Argentina.

Continua depois da publicidade

Na capital argentina, o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, decretou estado de emergência sanitária. A medida tem o objetivo de ajudar os serviços médicos a se organizar para o combate à doença. Lá, são 1.587 infecções e 26 mortes.