A volta às aulas no segundo semestre de 2021 vai manter o formato que já vem sendo adotado em Joinville desde o início do ano. O maior município de Santa Catarina foi um dos primeiros do Brasil a ter alunos de forma presencial nas escolas, com o retorno já em fevereiro, em um modelo híbrido, adotado atualmente em todas as unidades municipais.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
> Volta às aulas: veja o que muda nas medidas contra a Covid-19 das escolas de SC
Os alunos da rede pública em Joinville são divididos e as turmas se revezam, metade presencialmente e metade com aulas remotas, invertendo a cada semana. O formato também é adotado pelas redes estadual e particular, mas depende do cenário de cada unidade de ensino.
Segundo a Secretaria de Educação de Joinville, a cidade foi a primeira do país entre os municípios com mais de 500 mil habitantes a ter aulas presenciais em todos os níveis de ensino. No período em que estão presencialmente, os estudantes seguem protocolos sanitários. E, quando estão em casa, contam com programas de apoio para a aprendizagem.
Continua depois da publicidade
— A retomada com alunos em sala de aula desde o início do ano letivo, em todos os níveis de ensino, foi possível graças ao alinhamento com a Secretaria de Saúde, realização de campanhas de conscientização e adoção de estratégias, tecnologias e programas sempre com foco na segurança da comunidade escolar — explica o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.
A prefeitura destaca que nas escolas os alunos têm adaptações no horário de entrada, saída e recreio, distanciamento nas salas de aula e mudanças no uso de laboratórios e atividades de educação física. Já quando ficam em casa, os estudantes têm tablets para fazer as atividades, um sistema para tirar dúvidas com os professores e também o auxílio para refeições em casa, a partir de alimentos que seriam utilizados na merenda escolar e são direcionados às famílias.
Os alunos vão voltar do recesso com as aulas nos mesmos moldes, mas a Secretaria de Educação estuda a possibilidade de uma retomada completa, com todos os alunos na sala de aula, dependendo da melhora da pandemia em Santa Catarina.
> Educação e Saúde debatem volta às aulas 100% presenciais em Santa Catarina
— Trabalhamos para um planejamento de retomada total segura e eficaz para toda a comunidade escolar assim que as autoridades sanitárias entenderem ser o momento para tal — acrescenta o secretário de Educação.
Continua depois da publicidade
Conforme os dados do município, pouco mais de 85% dos alunos da rede municipal de Joinville estão frequentando as unidades escolares atualmente. A escolha se o aluno vai ou não presencialmente à escola é da família, que pode optar por deixar a criança em casa todos os dias.
Vacinação de professores
Com a maioria dos alunos frequentando as escolas presencialmente, a prefeitura de Joinville aponta também que espera terminar a vacinação dos professores até o fim de setembro, com todo o grupo imunizado com as duas doses contra a Covid-19. Até a semana passada, quase 11 mil profissionais já haviam tomado a primeira dose.
> Educação de SC quer dar faltas e reduzir distanciamento em salas de aula
Entre janeiro e o início de julho, as contas da Secretaria de Educação apontam que 411 professores e auxiliares tiveram confirmação de Covid-19. No dia 9 de julho, na atualização mais recente, eram 10 casos confirmados.
Leia também
Confira notícias e quadro de medalhas das Olimpíadas
Frio congela riacho e lagoa na Serra: “Dá para deitar no gelo”