Opções não vão faltar para os eleitores joinvilenses que pretendem votar em nomes da sua cidade nas eleições deste ano. Com o fim do prazo para registrar as candidaturas na semana passada, os partidos inscreveram 62 nomes de Joinville na disputa pelas vagas para deputado estadual e federal. O número é maior em relação às eleições gerais de 2014, quando havia 61 postulantes às cadeiras na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e na Câmara dos Deputados.
Continua depois da publicidade
Houve uma queda no número de candidatos a deputado estadual, passando de 40 para 37. Por outro lado, há um nome a mais concorrendo às vagas para deputado federal. Eram 21 nas últimas eleições e agora são 25. Os representantes de Joinville vão disputar 16 vagas na Alesc e outras 40 na Câmara Federal. A disputa deve ser grande, já que há outros 219 candidatos à deputado federal e 425 para deputado estadual das demais cidades de Santa Catarina.
Atualmente, dois deputados federais e três estaduais representam a cidade nas suas respectivas funções. Três deles tentarão a reeleição, um disputará a eleição para governador e o outro – deputado estadual – concorrerá vaga na Câmara de Deputados.
Mais partidos terão candidatos de Joinville
Outro aumento foi no número de partidos com candidatos por Joinville, que passou de 24 na última eleição estadual para 26 neste ano. Além disso, houve novas siglas com nomes da cidade que não apareciam na lista de 2014, como DEM, PC do B, PSL, SD, e Novo (registrado em 2015 no Superior Tribunal Eleitoral). Por outro lado, oito partidos deixaram de ter joinvilenses na disputa. São eles, PCB, PCO, PHS, PPL, PROS, PRTB, PTC e PV.
Continua depois da publicidade
Mulheres têm maior participação
A participação das mulheres como candidatas também foi outro aspecto que mudou em relação aos partidos. Neste ano, elas representam 29% de todos os nomes joinvilenses na disputa. Em 2014, elas correspondiam a 22,9%. Em números absolutos, serão 18 candidaturas do gênero feminino.
Levantamento com 31 partidos de Santa Catarina
A reportagem ouviu 31 partidos durante três dias para fazer o levantamento dos candidatos de Joinville. Também tentamos contato com as siglas PCO, PHS e PRTB, por meio dos telefones dos diretórios estaduais disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), mas não conseguimos retorno. Nenhum deles tem diretório na cidade. Segundo o site do TRE, o PMB também não possui diretório vigente em Santa Catarina.
CANDIDATOS:
2014: 61 candidatos
2018: 62 candidatos
PARTIDOS:
2014: 24 partidos
2018: 26 partidos
GÊNERO:
2014: 14 mulheres (23%) e 47 homens (77%)
2018: 18 mulheres (29%) e 44 homens (71%)
CANDIDATOS POR PARTIDOS:
2014:
8
PT do B (atual Avante)
5
PRP
PSD
PT
4
PSC
PSOL
3
PHS
PMDB (atual MDB)
PP
PSDB
2
PR
PRB
PSB
PTN (atual Podemos)
1
PDT
PEN (atual Patriota)
PMN
PPL
PPS
PSDC (atual DC)
PSTU
PTB
PTC
PV
2018:
7
PSL
5
PSDB
4
Podemos (ex-PTN)
PSD
PSOL
3
Avante (ex-PT do B)
MDB
Novo
PRP
PT
PTB
2
DEM
Patriota
PP
PSB
Solidariedade
1
DC
PC do B
PDT
PMN
PPS
PR
PRB
PSC
PSTU
REDE
NÃO TERÃO CANDIDATOS
– PCB
– PPL
– PROS
– PTC
– PV
NÃO CONSEGUIMOS CONTATO*:
– PCO
– PHS
– PRTB
* Partidos não têm diretório municipal. Tentamos contato com os diretórios estaduais, por meio dos telefones disponíveis no site do TRE, mas ninguém atendeu.
SEM DIRETÓRIO MUNICIPAL OU ESTADUAL:
– PMB