A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Joinville registrou 119 focos do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) neste ano. O número é superior aos 95 focos registrados na cidade no ano passado e preocupa porque a situação também se agravou em todo o País. Até agora, foram confirmados quatro casos da doença em Joinville, todos de pessoas contaminadas em outros Estados.
Continua depois da publicidade
A maioria dos focos encontrados pela Vigilância Ambiental está localizada nos bairros Floresta e Vila Nova, onde havia um ferro-velho com veículos vindos de São Paulo com focos do mosquito. O proprietário do estabelecimento foi multado. Como o mosquito se reproduz em água parada limpa, a carcaça dos carros é um dos ambientes mais propícios para a reprodução da larva do inseto.
A Secretaria da Saúde continua instalando armadilhas para identificar os focos, além de orientar os moradores. Conforme a coordenadora de Vigilância Ambiental, Thaisa Kulevicz, é importante os moradores fazerem a sua parte para evitar a proliferação do mosquito da dengue, eliminando os recipientes que servem para o desenvolvimento das larvas.
Continua depois da publicidade