Joinville seguiu a orientação estadual e revogou o decreto da obrigatoriedade das máscaras no município nesta manhã de quinta-feira (25). A partir de agora, portanto, não será mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Com a mudança, medida passa a valer em locais abertos, desde que não haja aglomeração de pessoas. Para as demais situações, o uso de máscara permanece necessário.
– O avanço da vacinação, a redução significativa no número de pacientes hospitalizados e, consequentemente, a queda no número de óbitos, possibilitou que Joinville possa seguir o novo Decreto Estadual – , explica o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva.
O uso obrigatório de máscaras em Santa Catarina foi decretado em 17 de abril de 2020. Em março deste ano, passou a ser aplicada multa de R$ 500 para quem for flagrado sem o item de proteção. O valor é dobrado em caso de reincidência. Esse regramento segue em vigor.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, o decreto municipal em vigor desde julho sobre as medidas de restrição (em reedição de decretos anteriores) acompanha o regramento federal e estadual, com determinação de uso das máscaras em espaços públicos e privados com acesso de público, incluindo as vias públicas e o transporte coletivo.
Leia também
Veja cidades e estados que já flexibilizaram o uso de máscaras no Brasil
Próximos passos da vacinação contra Covid estão definidos em SC; veja documento
Vídeo mostra emoção de profissionais da saúde ao fechar UTI Covid em Joinville