Joinville está reunido neste final de semana os mais novos talentos da ginástica rítmica de Santa Catarina. Meninas de seis a dez anos de idade de todas as regiões do Estado disputam desde a manhã deste sábado até o domingo (1º de setembro) o Torneio e Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica Pré-Infantil e a 2ª fase da Copa Estreantes, que descobre futuras jóias do esporte. A competição é sediada no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e reúne 115 atletas no torneio e campeonato e outras 70 crianças estreantes.
Continua depois da publicidade
São meninas que alimentam o sonho de se destacar em competições a nível estadual, nacional e até internacional, e que usam esta etapa para aprimorar técnicas, movimentos e consciência corporal. Elas representam 17 clubes catarinenses de cidades como Joinville, Chapecó, Florianópolis, Blumenau e Criciúma.
De acordo com Cátia Passos, coordenadora do evento e da Associação de Ginástica Rítmica Desportiva de Joinville (AGRDJ), o torneio é disputado em dois aparelhos, ‘mãos livres’ e ‘arco’, e as ginastas são avaliadas em uma única apresentação por oito árbitros especialistas em cada aparelho. São premiadas as melhores ginastas no individual geral pré-infantil 1ª e 2ª divisão, as campeãs por aparelho, e em conjunto. Já o campeonato tem três provas em disputa, porque as atletas participam de uma etapa classificatória e depois as dez melhores ginastas de cada aparelho definem as vencedoras.
Para a escolha das melhores apresentações, o júri técnico avalia quatro quesitos: dificuldades corporais; dificuldades do aparelho; coreografia e composição artística; e faltas técnicas. Apesar da competição, o que chama a atenção é a forma como o público e as ginastas encaram o desafio, com encanto expressado ao ver e sentir cada movimento, que envolvem elementos de balé e dança teatral.
— O que motiva a ver e a fazer é a própria beleza plástica da ginástica rítmica. A apresentação da ginasta, com o cabelo muito bem arrumado, a maquiagem bem feita, o figurino – collant – que é uma obra de arte, isso por si encanta e chama a atenção. E quando esse conjunto é envolvido na música e na coreografia, vira um espetáculo — ressalta Cátia Passos.
Continua depois da publicidade
As competições podem ser assistidas gratuitamente durante a manhã e a tarde deste sábado e domingo na AABB. A organização do torneio é da Federação de Ginástica de Santa Catarina, também responsável pelos torneios estaduais adulto, infantil e juvenil.
Time de Joinville

Das concorrentes que se apresentam neste final de semana nas duas competições de Ginástica Rítmica Pré-Infantil e Copa Estreantes, 17 são atletas de Joinville preparadas pela AGRDJ. A primeira delas se apresentou logo após a abertura do evento, às 9 horas deste sábado, e coube a atleta Luiza Helena Ramos, de apenas nove anos representar a cidade em ‘mãos livres’ e ‘arco’.
Ginasta de competição há pelo menos um ano, a menina conheceu o esporte por conta do balé, gostou e não parou mais. Esta é uma das primeiras competições de Luiza, que não hesitou no sentimento que teve ao estar no centro do tablado para se apresentar durante um minuto e meio.
— Eu senti a paixão que tenho pela ginástica — afirmou ela.
Além de Luiza, que é preparada pela técnica Ana Carolina Kwitschal, participam como representantes joinvilenses Karoline de Souza e Ashley Alves, representantes brasileiras no Campeonato Sul-Americano, e Julia Costa da Silva, vice-campeã no arco no Torneio Regional Sul disputado há uma semana em Porto Alegre (RS).
Continua depois da publicidade
Completam a equipe as ginastas Beatriz Ledoux Iaginski, Maria Eduarda Santette, pela categoria pré-infantil, e Clara Hager, Letícia Amorim, Sarah Rosa Reis, Maria Helena Cunhago, Ana Julia Kowalski, Ághata Halter, Letícia Teixeira, Eduarda Menestrina, Sara Fidêncio, Isabela Almeida e Vitória Cardoso Bertol, na categoria mirim.