Joinville se prepara para ser a segunda cidade em SC e uma das primeiras do país com a tecnologia 5G nos próximos anos. O prefeito Adriano Silva sancionou a Lei Complementar 600, que regulamenta a implantação e torna a cidade apta a receber os investimentos da quinta geração de internet móvel. O ato foi realizado na manhã desta segunda-feira (11), no Ágora Tech Park.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo o cronograma previsto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as primeiras cidades a receberem a tecnologia serão as capitais, a partir de julho deste ano. Em julho de 2025, as cidades com mais de 500 mil habitantes também poderão receber o 5G. Sendo assim, Joinville seria a prioridade logo após Florianópolis.
O objetivo da Lei Complementar 600 é “preparar o terreno” para a instalação de infraestrutura de suporte para o funcionamento do 5G, através da Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação.
Por determinação do Governo Federal, a tecnologia será implantada primeiro nas capitais brasileiras, mas o prefeito de Joinville diz que a cidade se prepara para antecipar essa implementação.
Continua depois da publicidade
– Já fizemos reuniões com empresas do setor para que, assim que começarem os investimentos para a implementação da tecnologia 5G, Joinville seja uma das primeiras cidades do Brasil a receber esse tipo investimento. Estamos prontos, tecnicamente falando, quanto à regulamentação – explica.
O diretor executivo do Join.valle, Fabiano Dell Agnolo, informou que o 5G não apenas aumenta a velocidade da Internet, mas também diminui a sua latência. Na prática, é um menor tempo de resposta e transferência de dados, que dos atuais 40 milissegundos (ms) do 4G será a 1 ms com o 5G.
Sob supervisão de Hassan Farias
Entenda como vai funcionar o 5G
Leia também:
Joinville sofre com falta de mão de obra técnica; empresas e poder público buscam soluções
Novo serviço de ônibus em Joinville estreia com 18 veículos
Por que o trânsito ainda está interditado em Joinville no local da queda da calçada