A construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) do Jardim Paraíso foi retomada após mais de dez anos do início das obras em Joinville. Na primeira quinzena de setembro está sendo realizada a preparação do canteiro de obras e a execução da terraplanagem.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A estação está sendo construída na avenida Plutão, esquina com a rua Puppis e tem previsão de conclusão para 2024. As obras começaram em janeiro de 2005, com contrato de um ano, mas a construção foi paralisada cinco vezes durante a execução até ser abandonada completamente no fim da década de 2000.
Com a retomada das obras, será utilizada parte das estruturas já existentes no local, as quais passarão por ensaios para a posterior utilização. Entre os destaques da ETE Jardim Paraíso está uma tecnologia para controle de odores.
– A estação terá lavadores de gases nas unidades de tratamento preliminar, atendendo às exigências dos órgãos ambientais. Sua capacidade de tratamento, nesta primeira fase, será de 60 litros por segundo – informa Lucia Rodrigues, coordenadora de expansão da Águas de Joinville.
Continua depois da publicidade
O sistema beneficiará 27 mil moradores, não apenas do Jardim Paraíso, mas também dos bairros Vila Cubatão, Jardim Sofia e parte do Bom Retiro (região do Garten Shopping e universidades). O investimento contratado para projeto, implantação e pré-operação da ETE Jardim Paraíso é de R$ 26,8 milhões.
Com as redes coletoras ativas e a ETE em pleno funcionamento, a cobertura de esgotamento sanitário de Joinville será ampliada em 3,7%. Os moradores do entorno das obras estão recebendo comunicados nas caixas de correio com avisos sobre os trabalhos.
Leia também:
Câmara de Joinville aprova proposta de incentivo à “doação” em desapropriações
Joinville terá vacinação contra a poliomielite em formato drive-thru
Morador de Joinville com 104 anos é homenageado pela Câmara de Vereadores