Joinville registrou o segundo caso de dengue autóctone, ou seja, que foi contraído dentro do município. A primeira situação confirmada na cidade aconteceu em 25 de fevereiro. O Serviço de Vigilância Epidemiológica informou que o caso foi registrado nesta terça-feira (12). Até está quarta-feira (13), 676 focos do Aedes Aegypti já tinham sido mapeados na cidade.
Continua depois da publicidade
O paciente, de 42 anos, reside no bairro Floresta e trabalha no bairro Atiradores. Ele já recebeu atendimento médico foi liberado e seu quadro de saúde é estável.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental de Joinville, Nicoli dos Anjos, não foram encontrados focos positivos na residência do paciente, mas há possibilidade de existirem outros focos na região. A confirmação do novo caso aumenta a preocupação na cidade.
Saiba quais são os tipos de repelente mais indicados contra o mosquito da dengue
— Isso comprova que agora não são mais apenas mosquitos vetores. A transmissão está realmente acontecendo dentro do município. Nossa orientação é alertar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti — afirma Nicoli.
Continua depois da publicidade
Até o final desta semana, a Vigilância está realizando no município o levantamento de índice larvário. A ação acontece duas vezes por ano e faz parte do programa do Ministério da Saúde. O objetivo é apurar no município os riscos de transmissão de doenças relacionadas ao Aedes aegypti.
Com os focos encontrados nesta semana, Joinville já alcançou 80% do total de focos registrados em 2018, quando 806 pontos foram mapeados. Os maiores índices estão nos bairros Boa Vista, Fátima, Jarivatuba e Bucarein.