Joinville registrou o maior volume de chuva de Santa Catarina em 24 horas. A informação é da Defesa Civil que confirmou o acumulado de 117,6 mílimetros de água entre as 8 horas da última segunda-feira (1º) e as 8 horas desta terça-feira (2).
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Na sequência aparece a capital do estado, Florianópolis, com 99 milímetros; Itapoá, no Norte de SC, com 96,4; e Balneário Camboriú, no Litoral catarinense, com 84 milímetros.
A situação já era prevista pela Defesa Civil. Em Joinville, a região rural foi a mais afetada, com ocorrências no Quiriri e Cubatão. Segundo Márnio Luiz Pereira, coordenador da Defesa Civil municipal, houve danos nas estradas em razão da drenagem e tubulações. A subprefeitura esteve no local e trabalha na recuperação das ruas ainda nesta terça-feira.
> Norte de SC registra alagamentos e deslizamentos de terra; veja fotos e vídeos
Continua depois da publicidade
Na madrugada do último domingo (28), algumas pontes da região do Quiriri foram interditadas como forma de prevenção em caso de danos às estruturas. No entanto, a Defesa Civil informou que elas não foram danificadas. Não houve ocorrências de desalojados nem desabrigados por causa das chuvas.
Alerta máximo para ocorrências de deslizamentos
A chuva persistente deu uma trégua, porém nesta terça (2) e quarta-feira (3) há risco de pancadas isoladas que podem ser fortes e acompanhadas de raio, principalmente ao fim do dia.
> Moradores de Joinville atingidos por chuvas na virada do ano podem solicitar saque do FGTS
Joinville está em alerta máximo para deslizamentos. A orientação da Defesa Civil municipal é que a população tenha cuidado com sinais de movimentação de terra ou quedas de árvores. O solo está bastante encharcado. Em três dias o acumulado de chuva na cidade chegou a 311 milímetros.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou os Bombeiros Voluntários pelo 193.