Com os termômetros chegando a registrar 37°C nesta segunda-feira (20) em Joinville, o índice de calor na maior cidade de Santa Catarina chegou a 60°C às 17h. O índice é calculado a partir da temperatura e umidade relativa do ar, que estava em 72%.

Continua depois da publicidade

Joinville registrou temperaturas altas nesta segunda-feira

Para além do número marcado pelo termômetro, o que os catarinenses sentem na pele nos dias quentes é o índice de calor, termo correto para a popular “sensação térmica”. Além de Joinville, Schroeder foi uma das cidades na região Norte que também sentiu calor extremo e registrou índice de calor de 58°C, com os termômetros chegando a 37°C.

O índice de calor e a sensação térmica

Essas duas variáveis da meteorologia ajudam a representar melhor as condições de calor e frio que são sentidas, pois, em alguns dias, a temperatura do termômetro não é capaz de dar essa informação, já que fatores como a umidade atmosférica e a velocidade do vento afetam a transferência de calor entre o corpo humano e o ar.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Continua depois da publicidade

De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor, ou heat index, em inglês, é a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. Através de cálculos é possível chegar a uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.

Já a sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. É por isso, por exemplo, que em dias frios, a sensação térmica pode ser muito inferior à temperatura por conta do vento, indica a Epagri Ciram.

Leia também

Casa fica totalmente destruída após botijão de gás pegar fogo em praia de SC

Quem é o clarinetista do Femusc que ganhou bolsa de R$ 100 mil para estudar no exterior

UFSC Joinville abre mais de 100 vagas através do Sisu para 2025