Neste domingo (29), por volta das 17 horas, uma forte chuva de granizo foi registrada em diversas regiões de Joinville. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta no início desta tarde, informando sobre a possibilidade da tempestade. O fenômeno teve início por volta das 18 horas, com maior incidência no distrito de Pirabeiraba, Vila Nova e Aventureiro.

Continua depois da publicidade

Além do município, o fenômeno foi registrado em Mafra, São Francisco do Sul, Itapoá, São Bento do Sul, Campo Alegre e outras cidades do Planalto Norte Catarinense. De acordo com a Defesa Civil, a chuva durou cerca de duas horas e, apesar da intensidade, não ocasionou nenhuma ocorrência mais grave. Deslizamentos e alagamentos também não foram registrados nesta noite.

De acordo com o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, a semana começará com influência da massa de ar seco e frio, ou seja, temperaturas mais baixas em todas as cidades, sendo que cada região na sua intensidade.

Qualquer problema com a chuva deve ser comunicado à Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Confira imagens da chuva de granizo enviadas por leitores de “AN”:

Continua depois da publicidade

Recomendações

Na ocorrência nesse tipo de evento, a Defesa Civil recomenda que as pessoas protejam-se em locais abrigados, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Evitar também contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Continua depois da publicidade

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.