A chuva forte que cai na noite desta quarta-feira causou pontos de alagamento em diferentes regiões de Joinville. Segundo a Defesa Civil houve ocorrências registradas nos bairros Bom Retiro, Costa e Silva, Glória, Santo Antônio e Vila Nova. De acordo com o órgão, também houve queda de granizo na região central da cidade. No entanto, em pequeno volume.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil está de plantão durante a noite para possíveis novas ocorrências devido à chuva e o vento forte. Por volta das 20h45, a cidade já registrava mais de 7 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em bairros da região central e Norte.
Por volta das 22h25min a prefeitura informou que além do Centro, os bairros das regiões norte, oeste e parte da zona sul foram os mais atingidos e tiveram registros de alagamentos. O terminal urbano central, inclusive, precisou ser fechado por volta das 21h e foi necessário adotar um plano de emergência para controlar o acesso dos ônibus no local. Os passageiros precisaram ser atendidos em vias alternativas.
Ainda conforme o setor de comunicação da prefeitura, foram registradas quedas de árvores nas ruas Marquês de Olinda e Jaraguá do Sul. Uma parede do prédio do Arquivo Histórico também foi danificada por conta da força da água.
As equipes da Defesa Civil está trabalhando nas vistorias das áreas mais críticas. Até o fim da noite ainda não havia registros de desabrigados ou desalojados. Ainda não foi informado o volume de chuva que atingiu a cidade.
Continua depois da publicidade
Joinville registra chuva de granizo e alagamentos na noite desta quarta-feira https://t.co/Sh2UyP43fb pic.twitter.com/wzIe4hMnQD
— Jornal A Notícia (@anonline) 5 de abril de 2018
Recomendações
Na ocorrência nesse tipo de evento, a Defesa Civil recomenda que as pessoas protejam-se em locais abrigados, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Continua depois da publicidade
Evitar também contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.