Nos últimos cinco dias, 15 pessoas perderam a vida em Joinville após contrair Covid-19. Os números foram atualizados pelo Governo do Estado nesta terça-feira (1º). No total, a cidade é a com mais registros de óbitos em Santa Catarina, com 399 mortes desde o início da pandemia. Com relação aos números de casos positivos, a cidade é a segunda do estado: 31,8 mil desde que iniciou a pandemia. Florianópolis tem 32,9 mil.  

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

De acordo com a lista divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde, foram três mortes no dia 27 de novembro; uma no dia 28; seis mortes no dia 29; quatro no dia 30 e uma morte nesta terça-feira, primeiro dia de dezembro. 

> Joinville proíbe eventos em novo decreto sobre coronavírus, veja mais medidas

> Joinville abre contratação emergencial de médicos para ampliar leitos para coronavírus

Continua depois da publicidade

Pacientes tinham idades entre 41 e 83 anos

Das mortes registradas no município nos últimos cinco dias, apenas duas eram de pessoas sem comorbidades. Os pacientes que faleceram no dia 27 de novembro eram dois homens, de 49 e 83 anos, e uma mulher, 71 anos. No dia 28, um homem de 62 anos perdeu a vida. 

O maior número de registros foi no dia 29: cinco homens com idades entre 47 e 76 anos e uma mulher de 84 anos. Apenas um deles, de 68 anos, não possuía comorbidades. 

> “Isolamento é o pior que um prefeito pode desejar”, analisa cientista político após vitória de Adriano Silva

Já na última segunda-feira, último dia do mês de novembro, quatro pessoas perderam a vida: três homens com idades entre 41 e 78 anos e uma mulher de 65 anos. Apenas o homem de 41 anos não possuía comorbidades. Já nesta terça-feira, a lista do governo estadual registra a morte de uma mulher de 58 anos. 

Continua depois da publicidade

Novo decreto começa a valer nesta quarta-feira

A alta em indicadores da pandemia, principalmente em novos casos e em internações hospitalares levou a prefeitura de Joinville a ampliar as medidas envolvendo o coronavírus, principalmente para tentar reduzir a transmissibilidade. Desta vez, a duração inicial das medidas será de 14 dias – até então, as determinações começam com prazo de sete dias.

Os eventos foram os mais atingidos, com suspensão. O decreto anterior já havia recomendado que não fossem realizados, agora foi imposta a proibição. A suspensão alcança parcialmente as confraternizações familiares, que só poderão ser realizadas sem a presença de quem não mora no domicílio.

> Enfrentamento do coronavírus abre transição em Joinville nesta segunda

As atividades de museus e cinemas, que estiveram suspensas na maior parte de tempo durante a pandemia, voltam a ter restrições, assim como o futebol entre amigos. Confira as principais medidas determinadas no decreto desta terça-feira e o que estará suspenso por 14 dias na cidade.

O novo decreto da prefeitura de Joinville sobre as medidas envolvendo o coronavírus também trouxe endurecimento na punição de estabelecimentos que não cumprirem as normas. A principal alteração é a possibilidade de punição já na primeira vistoria, em caso de descumprimento das regras. A modificação já está em vigor.

Continua depois da publicidade