A Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) recebeu da Federação Catarinense de Ginástica Artística proposta para montar um Centro de Excelência da modalidade que garantirá para os próximos anos melhores condições de trabalho das equipes. Na primeira etapa, a cidade receberá novas barras paralelas e assimétricas, trave de equilíbrio, uniforme e colchões.
Continua depois da publicidade
Segundo o coordenador da Ginástica Artística, Valdelar dos Santos Júnior, os atuais equipamentos de que Joinville dispõe têm mais de 40 anos, colocando em risco a segurança dos atletas. Ele lembrou que a cidade foi a primeira da América Latina, em 1858, a ter um clube de ginástica, a Sociedade Ginástica, fundada no dia 15 de novembro daquele ano.
A proposta de instalação de um Centro de Excelência em Ginástica foi passada ao presidente da Felej, Fernando Krelling, pelo presidente da Federação Catarinense de Ginástica, José Dias, em reunião na sexta-feira, em Joinville.
– Nosso maior desafio nesse momento é captar uma contrapartida de R$ 15 mil para a realização do projeto – explicou Krelling.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, Joinville será um dos oito núcleos com Centros de Excelência nesse esporte. A cidade conta atualmente com 120 crianças em escolinhas, em trabalho recreativo, e 25 atletas que a representam em competições oficiais de alto rendimento.
– Esse número pode ser triplicado com uma nova estrutura – afirmou o coordenador da modalidade pela Felej, Valdelar dos Santos Junior.