Além da passagem da tocha olímpica no dia 13 de julho, Joinville recebe neste sábado e domingo, o museu itinerante ‘Se Prepara Brasil’, uma exposição montada dentro de uma carreta que está rodando o país até 31 de julho. O museu conta com um acervo de medalhas, uniformes e cartazes cedidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê do Rio 2016.

Continua depois da publicidade

A primeira parada em Santa Catarina foi em Florianópolis, quarta e quinta-feira. Em Joinville, a carreta fica estacionada na Praça da Bandeira, onde a exposição pode ser vista das 10 às 19 horas, tanto no sábado quanto no domingo. A entrada é gratuita.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Dividido em cinco seções – história, esportes, história brasileira, curiosidades e Rio 2016 -, o museu ‘Se Prepara Brasil’ apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Continua depois da publicidade

No museu itinerante há total acessibilidade para portadores de deficiência, por meio de elevador para cadeirantes e conteúdo em braille para deficientes visuais.

Confira algumas raridades:

Camisa do Giba

Uma das raridades que estará em Florianópolis e Joinville é a camiseta utilizada por Giba nos Jogos Olímpicos de Atenas, de 2004, quando ganhou a medalha de ouro com a seleção brasileira de vôlei.

Cesta

O basquete entrou no programa olímpico em 1936. A história da modalidade também está representada no museu.

Continua depois da publicidade

Sapatilhas de atletismo

Na visita ao museu é possível perceber a evolução do esporte ao longo dos anos. Na primeira metade do século passado, o atletismo usava sapatilhas de couro e pregos de metal. Hoje, elas são compostas por materiais sintéticos como nylon, EVA, entre outros.

Medalhas

Das mais antigas às atuais. As réplicas de medalhas distribuídas nas edições dos Jogos Olímpicos também são um atrativo do museu itinerante.