Uma boa notícia para os pais que estão preocupados com o calendário de vacinação das crianças: a Secretaria de Saúde de Joinville informa que, na próxima semana, deve receber do Ministério da Saúde um lote de vacinas tríplice viral (VTV). A vacina, que protege contra sarampo, coqueluche e rubéola, está em falta em 90% dos postos de saúde da cidade, isso porque o Ministério da Saúde enfrenta problemas com o fornecimento de matéria-prima para a fabricação da vacina.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, Joinville deve receber quatro mil doses da vacina, ou seja, metade do que o município costuma receber mensalmente. Assim que o lote for entregue (a data ainda não foi confirmada), as vacinas serão distribuídas para todos os 56 postos de saúde da cidade. A previsão é que o abastecimento seja normalizado apenas em agosto.
Com relação à tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e um tipo de gripe), a Secretaria Municipal garante que, ao contrário do que foi informado pela Secretaria Estadual de Saúde, a vacina não está em falta em Joinville.
Continua depois da publicidade