Começa nesta segunda-feira, no Centro de Convenções da Univille, a 3ª Feira de Produtos Oficiais e Licenciados dos Clubes Profissionais de Santa Catarina. Os produtos que os principais clubes do Estado estão comercializando estarão lá.

Continua depois da publicidade

Nos estandes da feira, serão apresentados desde confecção (adulto, infantil e bebê), produtos de beleza, moda íntima, artigos para presente, linha pet, alimentação, calçados e outros artigos para o torcedor. O evento em Joinville será realizado durante dois dias e funcionará das 10 às 22 horas.

Durante a Feira, também ocorrerá o Seminário de Licenciamento, espaço onde os clubes vão discutir, entre outros assuntos, campanhas de combate à pirataria – estudos da área de marketing da Adidas mostram que os clubes perdem atualmente em torno de cinco vezes o que poderiam estar faturando.

Continua depois da publicidade

As camisas são o principal item vendido pelos clubes e também são os que mais sofrem com os falsificadores. A preocupação da SCClubes com o tema foi um dos motivos para a criação do Futmarcas. Na programação do seminário, na noite de hoje, o assunto será debatido com a presença de Edson Luiz Vismona, presidente do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade.

Santa Catarina é o único estado brasileiro que reúne seus clubes numa feira deste tipo. A iniciativa é da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), através do Projeto Futmarcas, criado no final de 2010 e que reúne atualmente dez agremiações: Criciúma, Avaí, Chapecoense, Joinville, Metropolitano, Brusque, Juventus, Camboriú, Figueirense e Inter de Lages – estes dois entraram este ano.