A partir de hoje, você está convidado a vivenciar uma experiência teatral excêntrica. Singular em seu conjunto, serão três noites com seis peças distintas, que condensam as sete tragédias de Ésquilo, considerado o pai da tragédia grega.
Continua depois da publicidade
O espetáculo Peep Clássico de Ésquilo, assinado pelo diretor Roberto Alvim e pela companhia de teatro Club Noir, de São Paulo, enxugou críticas nacionais pela ousadia em colocar no palco todas as únicas peças deixadas pelo dramaturgo grego, interpretadas em apenas uma temporada. O espetáculo será apresentado hoje, amanhã e domingo, às 20 horas no Galpão da Ajote. E para o deleite dos joinvilenses, a entrada é gratuita.
Com intervalo de um minuto, as peças As Suplicantes e Os Persas serão apresentadas hoje; Oresteia, 1ª e 2ª, no sábado; e Sete contra Tebas e Prometeu, no domingo. Embora elas formem o conjunto de Ésquilo, também são individuais.
Ou seja, se o espectador for apenas em uma noite, compreenderá a peça escolhida por inteiro. As montagens iniciaram em 2011 e no ano seguinte foi lançada e ficou por quase um ano em cartaz, o suficiente para arrancar a curisosidade do público e da crítica.
Continua depois da publicidade
No palco, nove atores se escondem sobre a penumbra, num jogo tentador de luz e sombras. A experiência estética é garantia do envolvimento da plateia com o espetáculo, principalmente pelo cenário minimalista – apenas uma cubo metálico que delimita o espaço em cena – que ao mesmo tempo ganha amplitude ao desafiar os sentidos.
– É uma experiência de abrir nosso inconsciente, com o aumento da sensibilidade da palavra. É uma peça onde o tempo se condensa, se atrai e se prolonga. É a oportunidade de experimentar o silêncio, a penumbra e a palavra, deixando tudo entrar no seu inconsciente – revela um dos atores, Marcelo Rorato.
::Serviço::
O quê: Peep Classic Ésquilo.
Quando: nesta sexta, sábado e domingo, às 20 horas.
Onde: Galpão de Teatro da Ajote, na rua 15 de Novembro, 1.383.
Quanto: gratuito. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19 horas no dia de cada apresentação, limitados a 110 pessoas por apresentação. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos.
Continua depois da publicidade
Confira um trecho de uma das peças do Peep Clássico Ésquilo